quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SOLBRAIN - 1991 (特救指令ソルブレイン)


Tokkyuu Shirei Solbrain (特救指令ソルブレイン, Tokkyū Shirei Soruburein, traduzido como Polícia de Resgate Solbrain, e lançado no Brasil sob o título de Super Equipe de Resgate Solbrain) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company, e exibida originalmente entre 20 de janeiro de 1991 e 26 de janeiro de 1992 pela TV Asahi, totalizando 53 episódios.

Após a partida do Winspector para a França, o Chefe Massaki decidiu criar uma nova equipe para ficar em seu lugar. Essa equipe, porém, não seria puramente policial, atuando também como bombeiros e unidade de resgate e salvamento. Assim nasceu a Unidade Especial de Resgate Solbrain (nome que, teoricamente, era a junção de soul, "alma", e brain, "cérebro").

Assim como Winspector, a Unidade Solbrain era composta de três membros, com a diferença de que, dessa vez, dois eram humanos. O líder era Daiki Nishio, um detetive iniciante mas de grande potencial. Apertando um botão no painel de seu carro Sol Líder (SolGallop no Japão) e pronunciando o comando plus up, Daiki se equipa com a armadura SolBraver, na cor azul, que aumenta sua força e o deixa praticamente invulnerável, além de permitir que ele use a arma Raio Delta (Cerberus Delta no original), capaz de se transformar em bastão ou espada. A armadura SolBraver não é feita de Crush Tector, mas construída com uma nova tecnologia chamada Solid Suit; mesmo assim, Daiki não pode vesti-la indefinidamente, já que, após um certo tempo, sua energia se esgota.

O segundo integrante humano da equipe é a policial Reiko Higuchi, que, com o mesmo comando plus up e o acionamento de um botão em seu carro Sol Blaster (SolDrecker no original), tem acesso à armadura SolJeanne, de cor vermelha, totalmente à prova de fogo, com máscara de oxigênio embutida e uma espécie de extintor de incêndio como arma. Completa a equipe principal o robô SolDozer, de cor amarela, dotado de grande força e da habilidade de se transformar em uma "máquina de resgate", que parece uma cruza de escavadeira e empilhadeira. A equipe recebe suas ordens do supercomputador Cross 8000, mais avançado que Maddox.

Também como o Winspector, a Solbrain possui uma unidade de apoio, composta pelo policial Jun Masuda, que, apesar de não ter armadura, é praticamente um querto membro da equipe; o especialista em máquinas Kamekichi Togawa, responsável pela manutenção de SolDozer e dos demais equipamentos da equipe; e os tripulantes do Solid Saver (SolidStates-1 no Japão), um enorme caminhão de bombeiro voador que surgia de sua garagem secreta para apagar um eventual incêndio enquanto a Solbrain resgatava as vítimas. O Solid Saver era pilotado pelo oficial Takeshi Yazawa, que tinha como braço-direito a policial Midori Aikawa, única mulher na tripulação.

Mais uma vez como Winspector, Solbrain não tinha um vilão principal, se envolvendo, em cada capítulo, em uma missão de resgate ou salvamento, na qual aproveitava para combater um cientista maluco, bandido perigoso ou eventual monstro ou alienígena. A série tinha, porém, um vilão recorrente, Takaoka, um cientista devotado a destruir a equipe, e que chegou até mesmo a se fundir com um computador para tentar conseguir seu intuito.

Nos episódios 21, 22 e 23, Fire, Biker e Highter fizeram uma participação especial, e o Winspector e a Solbrain uniram forças para derrotar um inimigo em comum. No episódia 34, Liuma retorna novamente ao Japão, e é convidado para se unir à Solbrain, recebendo uma armadura Solid Suit semelhante à de Daiki, mas vermelha, chamada Knight Fire. A armadura possui as mesmas habilidades da SolBraver, sendo equipada com um Raio Delta e um Pile Tornado, um extintor de incêndio supermoderno. Liuma também tem um carro, Knight Custom, que tem esse nome por ser originalmente um carro comum, adaptado para o combate pelo próprio Liuma.

No último episódio, o Chefe Massaki reúne a equipe e revela que o governo japonês deu ordem para que ela fosse dissolvida, devido aos altos gastos necessários para manter uma equipe daquele porte em operação. Ao invés de apenas uma equipe com tecnologia de ponta, a ordem era produzir armaduras mais baratas em massa, para equipar vários policiais e bombeiros por todo o Japão. Esse foi o mote para a criação de mais uma série, que encerraria a trilogia iniciada com Winspector.



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

KAMEN RIDER SUPER 1 - 1980 (仮面ライダースーパー1 )



Kamen Rider Super-1 (仮面ライダースーパー1 Kamen Raidā Sūpā Wan) é uma produção japonesa no estilo tokusatsu de super heróis. É a sétima da franquia Kamen Rider, a série foi transmitida pela Mainichi Broadcasting System em 17 de outubro de 1980 a 3 de outubro de 1981 durando 48 episódios. A série foi uma co-produção entre Toei em parceria com Ishinomori Productions e foi criado por Shotaro Ishinomori.

O jovem Kazuya Oki viaja para os Estados Unidos e se voluntaria para um programa secreto da NASA, que lhe fará uma cirurgia para transformá-lo em ciborgue, com o intuito de criar um novo tipo de astronauta, capaz de sobreviver no espaço sideral sem a necessidade de uma roupa especial. Kazuya sobrevive à operação, e recebe o codinome de Super-1. Antes que ele possa iniciar seu treinamento, entretanto, a base da NASA é atacada pelo Dogma Kingdom, uma raça de ciborgues da Nebulosa B-26 que pretende dominar a Terra. Todos na base são mortos, exceto Kazuya, que consegue fugir e retornar para o Japão. Lá, ele será treinado pelo Mestre Genkai, um especialista em artes marciais, e poderá usar seus poderes para se transformar no Kamen Rider Super-1, o único capaz de enfrentar os ciborgues do Dogma Kingdom e salvar o planeta.

Além de poder sobreviver no espaço quando transformado, Super-1 possui cinco pares de luvas especiais, que pode trocar a qualquer momento. Por padrão, ele é equipado com as Super Hands, de cor prata, com a qual pode realizar um supersoco. Com as Elek Hands, de cor azul, ele pode absorver eletricidade e disparar um raio elétrico; as Power Hands, de cor vermelha, aumentam sua força, inclusive a do supersoco; as Radar Hands, de cor dourada, possuem um radar embutido, e lançam um projétil que sonda as imediações; finalmente, as Reinetsu Hands, de cor verde, diparam um raio congelante pela mão esquerda e uma labareda pela mão direita. Além das luvas e de seu arsenal de golpes, Super-1 conta com sua motocicleta V-Machine, uma Harley Davidson que pode assumir a forma de V-Jet para voar, e mais tarde ganha melhorias que a transformam na Blue Version, capaz de vencer qualquer terreno.

Além de Mestre Genkai, Super-1 conta com a ajuda de Genjiro Tani, que o acolhe em sua base secreta; do ex-criminoso Masaro Kozuka, codinome Choro; da doce mecânica Harumi Kusanami; de seu irmão criança intrometido, Ryo Kusanami; e dos Junior Riders, uma equipe de crianças que ajuda Super-1 a localizar os ciborgues do Dogma Kingdom.

O Dogma Kingdom é um império extraterrestre que há muito abriu mão de sua humanidade, com todos os seus membros se transformando em ciborgues. Seu líder é o Imperador Terror, um homem muito idoso mas muito forte e ágil, capaz de se transformar no ciborgue Kaiser Crow. O segundo em comando é o General Megiri, que um dia foi um humano da Terra, chamado Masato Okuzawa, mas juntou-se ao Dogma em troca de poder. Megiri é um mestre da espada, monta um cavalo chamado Baraga, e pode se transformar no ciborgue Death Buffalo. Além dos dois e dos monstros, o Dogma Kingdom conta com os Dogma Fighters, os soldados-padrão, e com os Dogma Bodyguards, soldados muito mais fortes que têm a missão de proteger o Imperador Terror.

Mais ou menos na metade da série, Super-1 consegue vencer o Dogma Kingdom, destruindo o General Megiri e o Imperador Terror. Ele, então, descobre que o grupo era apenas uma facção de um império maior, chamado Jin Dogma, que assume seu lugar como antagonistas. O líder do Jin Dogma é o Marechal Demônio, um ciborgue superpoderoso, capaz de assumir uma segunda forma, Satan Snake, e que planeja estender a glória da cibernética a todos os habitantes do universo. Outros membros da organização são o Comandante Onibi, capaz de se transformar em Oninibinba; o excêntrico cientista Doctor Ghost, que se transforma em Gold Ghost; a linda feiticeira Majou Sanbo, que possui uma forma monstruosa chamada Majoringa; e a Princesa Youkai, que se transforma em Satan Doll, e na verdade não está muito interessada nos planos do Jin Dogma, querendo apenas se divertir enquanto luta algumas batalhas; além, é claro, dos Jin Fighters, os soldados-padrão.

Kamen Rider Super-1 é considerada uma boa série, mas teve baixa audiência no início - a mudança dos vilões, portanto, foi uma estratégia para tentar atrair mais público. A audiência até subiu, mas não até níveis satisfatórios. O resultado foi que, depois de seu final, o Cavaleiro Mascarado enfrentaria um novo hiato, que duraria até 1987, quando a franquia foi salva por Black Kamen Rider.





segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FIVEMAN - 1990 (地球戦隊ファイブマン Chikyū Sentai Faibuman )



Chikyuu Sentai Fiveman (地球戦隊ファイブマン,, Chikyū Sentai Faibuman, traduzido como Esquadrão Terrestre Fiveman) é uma série de Super Sentai japonesa, produzida pela Toei Company, sendo a 14ª série do gênero, sucedendo Turboranger e antecedendo Jetman. Foi exibida na TV Asahi, de 2 de Março de 1990 a 8 de Fevereiro de 1991, com um total de 48 episódios. 

O Esquadrão Terrestre Fiveman foi o primeiro Sentai onde todos os integrantes eram irmãos. Seu sucesso apagou a má impressão deixada pela série anterior, e garantiu a sobrevivência dos Sentai no início da década de 90. Apesar de ser um dos melhores Sentai, teve apenas 48 episódios.

Em um planeta distante, chamado Sedon, o Dr. Hoshikawa lidera uma pesquisa para renovar os recursos naturais e deixar o planeta verde novamente. Repentinamente, o Império da Zona Prateada invade o planeta. Buscando salvar seus cinco filhos, o Dr. Hoshikawa programa o robô Artur G6 para trazê-los até a Terra e criá-los. Vinte anos depois, o Império chega à Terra. Para protegê-la, Artur G6 dá armas, armaduras e veículos aos irmãos, que se tornam os Fivemen.

Five Red, Five Black, Five Blue, Five Pink (mulher) e Five Yellow (mulher) tinham algumas novidades em seu arsenal. Além da  arma personalizada, da motocicleta da mesma cor do Fiveman que a pilotava e do Fiblaster, que podia ser usado como pistola ou espada, eles ainda contavam com uma segunda armadura que se encaixava sobre a primeira, a Five Tector, que aumentava sua força e defesa em cinco vezes. A bazuca de destruir os monstros também era uma novidade: ninguém menos que o próprio Artur G6 se transformava em bazuca.

Os vilões atendiam pelo nome de Império da Zona Prateada, e tinham objetivo de destruir toda a Via Láctea. Seu líder era o Imperador Medor, uma cabeça flutuante gigante, que será imortal quando o Império destruir seu milésimo planeta. Até agora, eles já destruíram 999, e a Terra foi escolhida para completar o processo. No comando das forças que vieram até aqui estão o Capitão Garoa e a cientista Doldora. Uma coisa interessante nos vilões é o "monstro de aumentar os monstros": trata-se de um ciborgue gigante todo branco, chamado Gorlin. Quando o monstro morre, Gorlin assume a forma e os poderes do monstro para lutar contra o robô dos Fivemen.  

Fiveman também tinha o vilão inimigo dos vilões, Shubalie. Shubalie era o antigo comandante das forças que viriam até a Terra, mas foi preterido após um esquema de Garoa e Doldora, e quer vingança. Shubalie tinha um Gorlin preto, que de vez em quando enfrentava o robô dos Fivemen, mas sem imitar o monstro da semana. Uma das coisas mais pitorescas da série, porém, foram os Gingaman, um "Sentai do mal", formado por cinco monstros atrapalhados, que imitavam as poses típicas dos Sentai, entre outros atos satíricos. Anos mais tarde, o nome Gingaman seria utilizado em uma série Sentai de verdade, e a idéia do Sentai do mal voltaria a ser aproveitada de maneira melhor.  



domingo, 9 de fevereiro de 2014

ULTRAMAN GREAT - 1990 (ウルトラマンG(グレート)



Ultraman: Towards the Future é uma série de televisão de ficção científica tokusatsu/kaiju/super-herói produzida em 1990 na Austrália pela South Australian Film Corporation e pela japonesa Tsuburaya Productions (os criadores do personagem Ultraman). Treze episódios foram filmados (os primeiros 6 episódios foram um arco de história da "Ameaça de Goudes"). Intitulado Ultraman Great (ウルトラマンG(グレート), Urutoraman Gurēto) em seu lançamento japonês, o programa de 13 episódios foi originalmente lançado em fitas de vídeo e LaserDisc em 25 de setembro de 1990, e foi posteriormente transmitido no Tokyo Broadcasting System de 8 de julho à 30 de setembro de 1995. Esta foi a décima série de Ultraman e a primeira produzida na era Heisei.

Distribuido nos Estados Unidos pela Sachs Family Entertainment, o programa foi transmitido em associação semanal de 4 de janeiro à 28 de março de 1992.

Embora seja simplesmente chamado de "Ultraman" na versão original australiana, ele é chamado de "Ultraman Great" no Japão para diferenciá-lo do já estabelecido Ultraman original.
Naquele tempo a consciência ecológica estava em alta, e muitos episódios incluiam temas ambientais. O tempo limite de três minutos do Ultraman é também atrubuído à "atmosfera poluída da Terra" nesta versão.

Jack Shindo e Stanely Haggard são membros da primeira expedição tripulada à Marte, e no planeta vermelho encontram um monstro parecido com uma lesma gigante, chamado Goudes/Gudis. Subitamente um guerreiro gigante, Ultraman, chega e luta contra Goudes, mas é nocauteado por um tempo. Shindo é preso por um deslizamento de rochas e Haggard tenta escapar em sua nave, mas é explodido por Goudes. 

É então que Ultraman se levanta e quando está à beira da vitória, Goudes transforma-se em um vírus e viaja para a Terra, onde muta outras criaturas em monstros e desperta os já existentes. Precisando de um hospedeiro humano para sobreviver na Terra, Ultraman junta-se a Jack, permitindo-o se tornar o destemido alienígena quando tudo parece perdido. Ele se une à Universal Multipurpose Agency (em português: Agência de Múltiplas Finalidades Universal), ou UMA, de modo a ajudá-los a batalhar contra os monstros.

Na metade da série, um novo Goudes, mais poderoso que o primeiro, aparece. Ele aprisiona Ultraman, mas Jack no final das contas mostra a ele a futilidade de sua missão. Mesmo que ele consiga corromper toda a vida, eventualmente nada haveria para corromper, e Goudes seria destruído de uma vez por todas. Pelo resto da série os temas ambientais são fortes e os monstros normalmente surgem da poluição humana.

No final da série, um cenário caótico se constrói com a aparição de três poderosos monstros: Kilazee, Kodalar, e a própria Terra, que tenta aniquilar a raça humana por abusá-la. Ultraman é derrotado por Kodalar, mas Jack sobrevive. No final das contas os humanos usam um disco antigo para destruir Kodalar, refletindo seu próprio poder contra ele, e Ultraman retorna, derrotando Kilazee e carregando-o para o espaço, separando-se de Jack e restaurando-o na Terra como um humano normal. A vitória é vista como uma outra chance para a raça humana.


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

NINJA PÁSSARO KARASUTENGU - JIRAYA (鳥忍 カラス天狗, Torinin Karasutengu)


Ninjas com aparência de corvos, servem aos Feiticeiros como soldados. Fracos e péssimos lutadores, são facilmente derrotados por Jiraiya e seus irmãos. Contudo, por serem imortais, eles sempre retornam mesmo depois de mortos. Em um episódio, esta capacidade é explorada quando Dokusai coloca uma bomba em um dos Karasutengu para eliminar Jiraya. Quando o ninja do episódio não é derrotado por Jiraya, quase sempre um Karasutengu é morto com um golpe "Espada Olímpica". Seu nome é derivado do duende Tengu da mitologia japonesa.

TURBORANGER - 1989 (Kousoku Sentai Turboranger (高速戦隊ターボレンジャー)



Kousoku Sentai Turboranger (高速戦隊ターボレンジャー, Kōsoku Sentai Tāborenjā, traduzido como Esquadrão de Alta Velocidade Turboranger') é a 13ª série da franquia Super-Sentai, produzida pela Toei Company entre 3 de Março de 1989 até 23 de Fevereiro de 1990 , sucedendo Liveman e antecendo Fiveman. Ao todo têm 51 episódios.

Há 20.000 anos, a raça das Fadas lutou contra a raça dos Demônios, que queria dominar a Terra. Através de um poderoso feitiço, as Fadas aprisionaram os Demônios, impedindo seu plano maligno. Desde então, elas atuam como guardiãs, para que os vilões não consigam escapar. Nos dias atuais, por causa da poluição, a mágica das Fadas enfraqueceu, e os Demônios conseguiram anular o feitiço que os aprisionava e fugir. Incapazes de detê-los, as Fadas procuraram a ajuda dos humanos. Silon, a última das Fadas, com a ajuda do humano Dr. Dazai, desenvolveu um plano: cinco crianças receberam o poder do povo Fada, que havia perecido na Floresta das Fadas. Ao crescer, estas crianças seriam as únicas capazes de operar fantásticas armas e armaduras, criadas pelo Dr. Dazai com a ajuda da mágica de Silon. Assim, vinte anos depois, para combater os Demônios, eles se tornaram os Turbo Rangers!

Os Turbo Rangers eram cinco: Red Turbo, Black Turbo, Blue Turbo, Yellow Turbo e Pink Turbo (a única mulher). Cada um estava equipado com um Turbolaser, que podia ser utilizado como pistola ou espada, e com uma arma personalizada, que podia ser combinada ao Turbolaser para se tornar uma arma mais poderosa. Cada Turbo Ranger tinha uma motocicleta, menos Red, que tinha um bugre, e os cinco podiam conjurar a Turbo Bazooka para destruir o monstro da semana. Como aliados, além da fadinha Silon e do Dr. Dazai, os Turbo Rangers contavam com o Sensei Yamazai, seu professor da faculdade, e com Rakia, a Besta Sagrada Defensora da Terra (que lembrava um leão com asas de fogo).

Dr. Rehda
Quanto aos inimigos, eles atendem pelo nome de Violent Demons, liderados pelo Grande Imperador Ragorn. Seus subordinados eram o Dr. Rehda, místico e conselheiro; Zimba, o samurai demônio; Princesa Jarmin, com o poder de se transformar em meio-cobra; e Zulten, que tinha a habilidade de se transformar em um carrinho de golfe para transportar Jarmin. Completava o time um monstro sem nome, parecido com uma boca de fogão, que transformava os monstros em gigantes.

Turbo Ranger tinha ainda dois vilões que tramavam contra os próprios vilões: Yamimaru, o Demônio Errante, e Kirika, que era meio humana, meio demônio. Ambos podiam se transformar em humanos comuns, e, além de querer dominar a Terra, queriam depor o Grande Imperador Ragorn. Um morcego gigante de nome Ragras acompanhava a dupla.


sábado, 1 de fevereiro de 2014

ASSASSINO ESPACIAL GUILA - (巨獣特捜ジャスピオン - JASPION)



Assassino do Universo despertado de seu caixão por Satan Goss. Parece ter sido o vilão mais inteligente do seriado, visto que estudou e analisou minuciosamente todo o aparato bélico de Jaspion, conseguindo cercá-lo, e quase destruí-lo. 


Possui a silhueta de um mariachi, completa com sua própria música de fundo em estilo mexicano. Juntamente com MacGaren, estudou meticulosamente a força e as armas de Jaspion, depois prendendo-o numa caverna a prova de fugas para derrotá-lo, e só não conseguiu porque foi atrapalhado por MacGaren. Guila é o único inimigo da série toda que não é morto pelo Jaspion, e nem mesmo pode-se dizer se morreu de fato quando a caverna desmoronou sobre ele quando o monstro Hakaban foi despertado.



SATAN GOSS - (JASPION 巨獣特捜ジャスピオン)



Satan Goss é o vilão principal da série de tokusatsu Jaspion. Satan Goss aparece pela primeira vez já no primeiro episódio. O profeta Edin previu através da Bíblia Galática que Satan Goss apareceria para conquistar o Universo, e Jaspion, ao ouvir isso, achou que fosse bobagem, até que o próprio vilão aparece para mostrar que seu tutor e mestre estava certo. Satan Goss foi formado da união de todas as energias negativas do Universo, criando um ser ainda mais poderoso. Satan Goss tem o poder de enfurecer seres e transformar em monstros cruéis.






Satan Goss tinha o objetivo de conquistar o Universo inteiro e assim criar o Império dos Monstros. E para isso conta com alguns aliados a seu lado, dentre eles seu filho MacGaren, a bruxa galática Kilza e sua irmã Kilmaza, os quadridemos Zampa, Ikki, Purima e Guru ou Gyoru, além de outros com quem se aliou ao longo da série, como Zamurai, Guila, Aiga, Silk, Titânia, os irmãos Gassami e outros.








KAMEN RIDER SKYRIDER - 1979 (スカイライダー, Sukairaidā)


Kamen Rider (仮面ライダー, Kamen Raidā) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu. É a sexta produção da franquia Kamen Rider e possui o mesmo nome do primeiro seriado, porém, os fãs geralmente lhe referem como o Novo Kamen Rider (新しい仮面ライダー, Atarashii Kamen Raidā) ou até mesmo Skyrider (スカイライダー, Sukairaidā), para diferenciá-lo da produção original. Skyrider foi ao ar pela emissora Tokyo Broadcasting System (TBS) no período de 05 de outubro de 1979 a 10 de outubro de 1980, tendo 54 episódios exibidos durante todos os sábados às 19:00 horas. A série foi uma co-produção entre a Toei Company e a Ishimori Productions.

Depois do fracasso de Kamen Rider Amazon e dos problemas financeiros enfrentados pela MBS, Ishinomori teve um pouco de trabalho para garantir uma nova série de seu personagem preferido. A única maneira com a qual conseguiu foi convencendo a MBS de que a nova série seria um reboot, praticamente uma refilmagem da série original de 1971, que havia feito um sucesso gigantesco e sido exibida na concorrente TV Asahi.

A MBS comprou a ideia, mas Ishinomori não cumpriu exatamente o prometido. A história do novo Kamen Rider começa com a organização terrorista Neo-Shocker, uma versão reformulada da Shocker do Kamen Rider original, que possui o mesmo objetivo: transformar jovens em ciborgues para dominar o mundo matando dois terços da população humana. Um dos mais respeitados cientistas do Japão, o Dr. Keitaro Shido, é capturado pela Neo-Shocker, que planeja fazer uso de sua experiência no campo da robótica. O jovem Hiroshi Tsukuba, que sobrevoa o local de asa-delta, assiste ao sequestro, e, como castigo por se meter onde não é chamado, todos os seus amigos são mortos, e ele é mortalmente ferido. Vendo na tragédia uma oportunidade de enfrentar a Neo-Shocker, o Dr. Shido convence os vilões a deixá-lo submeter Hiroshi a uma cirurgia, que o transformará em um ciborgue sob o comando da organização. A Neo-Shocker permite, mas o Dr. Shido os engana, transformando Hiroshi em Skyrider, que usará seus poderes para deter os vilões.

Skyrider é o mais poderoso de todos os Kamen Riders até então. Para começar, até hoje ele é o único que tem o poder de voar, fato advindo de sua armadura ser inspirada não no gafanhoto, mas na locusta, aquele gafanhoto que voa devorando tudo pelo caminho, e que em português costuma ser chamado de gafanhoto mesmo. Além da capacidade de voo, Skyrider possui visão e audição superpotentes e um ataque de luz brilhante que cega seus inimigos. Sua motocicleta se chama Sky Turbo, e com ela ele pode executar o ataque especial Rider Break.

Além do Dr. Shido, que não é morto pelos vilões como os cientistas das séries anteriores, os aliados de Skyrider incluem a melhor amiga de Hiroshi, Midori Kano; o fotojornalista Imata Tonda, que está sempre procurando por um furo, mas sempre desmaia quando vê Skyrider lutando contra a Neo-Shocker; o empresário Genjiro Tani, amigo do Dr. Shido e dono de uma cafeteria que transforma em base de operações para Skyrider, e decide ajudá-lo contra a Neo-Shocker por vingança, já que a organização foi a responsável pela morte de sua família; e Kanji Yada, que pode se transformar no androide Gan Gan G, ajudando Skyrider a combater os monstros da Neo-Shocker em alguns episódios.

A Neo-Shocker é uma nova formação da Shocker original, também comandada por um Grande Líder, que não é o mesmo e se parece com um dragão. Como de costume, o Grande Líder é quase figurativo, e quem dá as ordens mesmo é o General Monster, que só dura até o episódio 17: cansado de seus fracassos, o Grande Líder primeiro o transforma no ciborgue Yamorijin, depois o substitui pelo Almirante Majin, que o executa. Majin é o mais forte de todos os membros da Neo-Shocker, mas o único que não é ciborgue. Além dos monstros e dos eventuais cientistas que criam os ciborgues, como o Professor Doc, o Dr. Meteor e Doctor X, a Neo-Shocker conta com os Ari Commandos, os soldados furrecas que apanham de Skyrider, e com os Shiroari Commandos, soldados mais fortes e que normalmente ajudam os cientistas na criação dos ciborgues.

Para não confundi-la com a série original, os fãs passaram a se referenciar a ela como Atarashi Kamen Rider (algo como "o mais recente Kamen Rider"), ou, simplesmente, Skyrider. Para a Toei, o nome oficial é Kamen Rider, mas, quando alguma diferenciação é necessária, eles usam Kamen Rider Skyrider.

A MBS apostou alto nessa nova série - e não se arrependeu, já que teve boa audiência do início ao final - produzindo até mesmo um especial de TV, Fumetsu no Kamen Rider Special (o "Especial Kamen Rider Imortal"), que foi ao ar 9 de setembro de 1979, composto de duas partes: a primeira fazia uma recapitulação das séries exibidas até então, e a segunda era um preview da nova série que estrearia no mês seguinte.