sábado, 1 de fevereiro de 2014

KAMEN RIDER SKYRIDER - 1979 (スカイライダー, Sukairaidā)


Kamen Rider (仮面ライダー, Kamen Raidā) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu. É a sexta produção da franquia Kamen Rider e possui o mesmo nome do primeiro seriado, porém, os fãs geralmente lhe referem como o Novo Kamen Rider (新しい仮面ライダー, Atarashii Kamen Raidā) ou até mesmo Skyrider (スカイライダー, Sukairaidā), para diferenciá-lo da produção original. Skyrider foi ao ar pela emissora Tokyo Broadcasting System (TBS) no período de 05 de outubro de 1979 a 10 de outubro de 1980, tendo 54 episódios exibidos durante todos os sábados às 19:00 horas. A série foi uma co-produção entre a Toei Company e a Ishimori Productions.

Depois do fracasso de Kamen Rider Amazon e dos problemas financeiros enfrentados pela MBS, Ishinomori teve um pouco de trabalho para garantir uma nova série de seu personagem preferido. A única maneira com a qual conseguiu foi convencendo a MBS de que a nova série seria um reboot, praticamente uma refilmagem da série original de 1971, que havia feito um sucesso gigantesco e sido exibida na concorrente TV Asahi.

A MBS comprou a ideia, mas Ishinomori não cumpriu exatamente o prometido. A história do novo Kamen Rider começa com a organização terrorista Neo-Shocker, uma versão reformulada da Shocker do Kamen Rider original, que possui o mesmo objetivo: transformar jovens em ciborgues para dominar o mundo matando dois terços da população humana. Um dos mais respeitados cientistas do Japão, o Dr. Keitaro Shido, é capturado pela Neo-Shocker, que planeja fazer uso de sua experiência no campo da robótica. O jovem Hiroshi Tsukuba, que sobrevoa o local de asa-delta, assiste ao sequestro, e, como castigo por se meter onde não é chamado, todos os seus amigos são mortos, e ele é mortalmente ferido. Vendo na tragédia uma oportunidade de enfrentar a Neo-Shocker, o Dr. Shido convence os vilões a deixá-lo submeter Hiroshi a uma cirurgia, que o transformará em um ciborgue sob o comando da organização. A Neo-Shocker permite, mas o Dr. Shido os engana, transformando Hiroshi em Skyrider, que usará seus poderes para deter os vilões.

Skyrider é o mais poderoso de todos os Kamen Riders até então. Para começar, até hoje ele é o único que tem o poder de voar, fato advindo de sua armadura ser inspirada não no gafanhoto, mas na locusta, aquele gafanhoto que voa devorando tudo pelo caminho, e que em português costuma ser chamado de gafanhoto mesmo. Além da capacidade de voo, Skyrider possui visão e audição superpotentes e um ataque de luz brilhante que cega seus inimigos. Sua motocicleta se chama Sky Turbo, e com ela ele pode executar o ataque especial Rider Break.

Além do Dr. Shido, que não é morto pelos vilões como os cientistas das séries anteriores, os aliados de Skyrider incluem a melhor amiga de Hiroshi, Midori Kano; o fotojornalista Imata Tonda, que está sempre procurando por um furo, mas sempre desmaia quando vê Skyrider lutando contra a Neo-Shocker; o empresário Genjiro Tani, amigo do Dr. Shido e dono de uma cafeteria que transforma em base de operações para Skyrider, e decide ajudá-lo contra a Neo-Shocker por vingança, já que a organização foi a responsável pela morte de sua família; e Kanji Yada, que pode se transformar no androide Gan Gan G, ajudando Skyrider a combater os monstros da Neo-Shocker em alguns episódios.

A Neo-Shocker é uma nova formação da Shocker original, também comandada por um Grande Líder, que não é o mesmo e se parece com um dragão. Como de costume, o Grande Líder é quase figurativo, e quem dá as ordens mesmo é o General Monster, que só dura até o episódio 17: cansado de seus fracassos, o Grande Líder primeiro o transforma no ciborgue Yamorijin, depois o substitui pelo Almirante Majin, que o executa. Majin é o mais forte de todos os membros da Neo-Shocker, mas o único que não é ciborgue. Além dos monstros e dos eventuais cientistas que criam os ciborgues, como o Professor Doc, o Dr. Meteor e Doctor X, a Neo-Shocker conta com os Ari Commandos, os soldados furrecas que apanham de Skyrider, e com os Shiroari Commandos, soldados mais fortes e que normalmente ajudam os cientistas na criação dos ciborgues.

Para não confundi-la com a série original, os fãs passaram a se referenciar a ela como Atarashi Kamen Rider (algo como "o mais recente Kamen Rider"), ou, simplesmente, Skyrider. Para a Toei, o nome oficial é Kamen Rider, mas, quando alguma diferenciação é necessária, eles usam Kamen Rider Skyrider.

A MBS apostou alto nessa nova série - e não se arrependeu, já que teve boa audiência do início ao final - produzindo até mesmo um especial de TV, Fumetsu no Kamen Rider Special (o "Especial Kamen Rider Imortal"), que foi ao ar 9 de setembro de 1979, composto de duas partes: a primeira fazia uma recapitulação das séries exibidas até então, e a segunda era um preview da nova série que estrearia no mês seguinte.






Nenhum comentário:

Postar um comentário