terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

KAMEN RIDER SUPER 1 - 1980 (仮面ライダースーパー1 )



Kamen Rider Super-1 (仮面ライダースーパー1 Kamen Raidā Sūpā Wan) é uma produção japonesa no estilo tokusatsu de super heróis. É a sétima da franquia Kamen Rider, a série foi transmitida pela Mainichi Broadcasting System em 17 de outubro de 1980 a 3 de outubro de 1981 durando 48 episódios. A série foi uma co-produção entre Toei em parceria com Ishinomori Productions e foi criado por Shotaro Ishinomori.

O jovem Kazuya Oki viaja para os Estados Unidos e se voluntaria para um programa secreto da NASA, que lhe fará uma cirurgia para transformá-lo em ciborgue, com o intuito de criar um novo tipo de astronauta, capaz de sobreviver no espaço sideral sem a necessidade de uma roupa especial. Kazuya sobrevive à operação, e recebe o codinome de Super-1. Antes que ele possa iniciar seu treinamento, entretanto, a base da NASA é atacada pelo Dogma Kingdom, uma raça de ciborgues da Nebulosa B-26 que pretende dominar a Terra. Todos na base são mortos, exceto Kazuya, que consegue fugir e retornar para o Japão. Lá, ele será treinado pelo Mestre Genkai, um especialista em artes marciais, e poderá usar seus poderes para se transformar no Kamen Rider Super-1, o único capaz de enfrentar os ciborgues do Dogma Kingdom e salvar o planeta.

Além de poder sobreviver no espaço quando transformado, Super-1 possui cinco pares de luvas especiais, que pode trocar a qualquer momento. Por padrão, ele é equipado com as Super Hands, de cor prata, com a qual pode realizar um supersoco. Com as Elek Hands, de cor azul, ele pode absorver eletricidade e disparar um raio elétrico; as Power Hands, de cor vermelha, aumentam sua força, inclusive a do supersoco; as Radar Hands, de cor dourada, possuem um radar embutido, e lançam um projétil que sonda as imediações; finalmente, as Reinetsu Hands, de cor verde, diparam um raio congelante pela mão esquerda e uma labareda pela mão direita. Além das luvas e de seu arsenal de golpes, Super-1 conta com sua motocicleta V-Machine, uma Harley Davidson que pode assumir a forma de V-Jet para voar, e mais tarde ganha melhorias que a transformam na Blue Version, capaz de vencer qualquer terreno.

Além de Mestre Genkai, Super-1 conta com a ajuda de Genjiro Tani, que o acolhe em sua base secreta; do ex-criminoso Masaro Kozuka, codinome Choro; da doce mecânica Harumi Kusanami; de seu irmão criança intrometido, Ryo Kusanami; e dos Junior Riders, uma equipe de crianças que ajuda Super-1 a localizar os ciborgues do Dogma Kingdom.

O Dogma Kingdom é um império extraterrestre que há muito abriu mão de sua humanidade, com todos os seus membros se transformando em ciborgues. Seu líder é o Imperador Terror, um homem muito idoso mas muito forte e ágil, capaz de se transformar no ciborgue Kaiser Crow. O segundo em comando é o General Megiri, que um dia foi um humano da Terra, chamado Masato Okuzawa, mas juntou-se ao Dogma em troca de poder. Megiri é um mestre da espada, monta um cavalo chamado Baraga, e pode se transformar no ciborgue Death Buffalo. Além dos dois e dos monstros, o Dogma Kingdom conta com os Dogma Fighters, os soldados-padrão, e com os Dogma Bodyguards, soldados muito mais fortes que têm a missão de proteger o Imperador Terror.

Mais ou menos na metade da série, Super-1 consegue vencer o Dogma Kingdom, destruindo o General Megiri e o Imperador Terror. Ele, então, descobre que o grupo era apenas uma facção de um império maior, chamado Jin Dogma, que assume seu lugar como antagonistas. O líder do Jin Dogma é o Marechal Demônio, um ciborgue superpoderoso, capaz de assumir uma segunda forma, Satan Snake, e que planeja estender a glória da cibernética a todos os habitantes do universo. Outros membros da organização são o Comandante Onibi, capaz de se transformar em Oninibinba; o excêntrico cientista Doctor Ghost, que se transforma em Gold Ghost; a linda feiticeira Majou Sanbo, que possui uma forma monstruosa chamada Majoringa; e a Princesa Youkai, que se transforma em Satan Doll, e na verdade não está muito interessada nos planos do Jin Dogma, querendo apenas se divertir enquanto luta algumas batalhas; além, é claro, dos Jin Fighters, os soldados-padrão.

Kamen Rider Super-1 é considerada uma boa série, mas teve baixa audiência no início - a mudança dos vilões, portanto, foi uma estratégia para tentar atrair mais público. A audiência até subiu, mas não até níveis satisfatórios. O resultado foi que, depois de seu final, o Cavaleiro Mascarado enfrentaria um novo hiato, que duraria até 1987, quando a franquia foi salva por Black Kamen Rider.





Nenhum comentário:

Postar um comentário