segunda-feira, 7 de julho de 2014

NANA IRO KAMEN - 1959 (七色 仮 面)

 
 
Nanairo Kamen, o "Máscara das Sete Cores", primeiro herói da Toei, cuja série teve 57 episódios exibidos entre junho de 1959 e junho de 1960. Criado por Kohan Kawauchi, mesmo criador do Gekko Kamen, Nanairo Kamen abandonaria as cópias de super-heróis norte-americanos, ajudando a estabelecer o estilo próprio dos tokusatsu japoneses.

Nanairo Kamen é, na verdade, o detetive Kotaro Ran, que, sem que nem mesmo sua família ou amigos saibam, é um mestre do disfarce. Quando Tóquio é ameaçada por uma organização criminosa liderada pelo misterioso Phantom Rose King, ele decide utilizar suas habilidades para combatê-la lutando pela paz e pela justiça.
 
Ran não é o "Máscara das Sete Cores" por acaso: apesar de ser um mestre do disfarce, ele só é capaz de se disfarçar de sete personagens diferentes. Seis deles são até caricatos e não servem para muita coisa, como um marinheiro, um mágico e um indiano, mas o sétimo disfarce é praticamente uma transformação, a roupa de Nanairo Kamen, com a qual Ran leva o terror ao coração de seus inimigos, armado com suas duas pistolas.

Como era comum na época, os 57 episódios de Nanairo Kamen se dividiam em sete "sagas", sete arcos de história completos, sendo que até os vilões mudavam de um arco para outro. Além de Phantom Rose King e de seus sete guerreiros mascarados, portanto, nosso herói se viu às voltas com a Sociedade Secreta Phantom Black Hand, cujo líder, Red Jaguar, planejava controlar toda a venda de diamantes do planeta, e com o misterioso Sarenga, que planejava dominar o Japão usando aranhas venenosas. Além dos episódios para a TV, Nanairo Kamen teve um filme para o cinema, que na verdade era uma adaptação da quarta saga, na qual os vilões eram conhecidos como Três Ases, e usavam equipamentos baseados nas cartas do baralho.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário