sábado, 5 de julho de 2014

ULTRASEVEN - 1967 (ウルトラセブン)

 
Ultraseven (ウルトラセブン - Urutorasebun), uma série de TV japonesa de tokusatsu. Produzida pela Tsuburaya Productions, foi exibida pela TBS entre 1º de Outubro de 1967 até 8 de Setembro de 1968, com um total de 49 episódios. Criado por Eiji Tsuburaya, esta sequência de Ultraman se tornou uma das grandes séries de fantasia produzidas no Japão.
 
Achando que após Ultraseven não haveria mais produções Ultra, o projeto foi muito ambicioso e a produção caprichada. A cena do último episódio, onde Dan revela a Anne sua verdadeira identidade, foi memorável. A popularidade do personagem proporcionou participações em diversas séries Ultra que ainda surgiriam.
 
Ultraseven teve uma linha muito diferente de Ultraman. Com um clima mais dramático, dark, de suspense e um design elaborado, as histórias tiveram um tom mais sério. Outra diferença é que Ultraman enfrentava, em sua maioria, monstros provenientes da Terra e Ultraseven apenas monstros alienígenas.
 
O lançamento de Ultraseven pela Tsuburaya gerou grande rivalidade entre as duas grandes produtoras televisivas do Japão, já que a Toei Company estreava Robô Gigante.
Em toda a série Ultra, as definições do personagem, assim como a história central, costumam ser similares. Um alienígena visita a Terra e contata um humano que se encontra em perigo. O alienígena o resgata e termina por integrar-se com ele em uma espécie de alter ego (com algumas variações, como o humano que morre e o alienígena toma seu lugar). Na pele do humano, o herói passa formar parte de alguma força internacional de defesa planetária, com a qual se vê envolvido na luta contra ataques do espaço. Quando a ameaça está fora de controle, o alienígena é invocado pelo humano, que termina por derrotar os invasores graças a seus superpoderes. Não é difícil encontrar mais de um paralelismo entre esta saga e a britânica Thunderbirds, de Gerry Anderson, em especial as generosas maquetes futuristas, os veículos utilizados e a noção da força de defesa internacional.
 
Eiji Tsuburaya e elenco
Sem dúvida, Ultraman é o mais próximo de um superherói clássico de quadrinhos americanos, mas criado por japoneses. Tem todas as características do gênero, sendo superpoderes, origem alienígena, defesa da humanidade como meta, enfrentamento a ameaças descomunais do espaço exterior que desejam conquistar a Terra; e um calcanhar de Aquiles, que impõe uma quota de suspense sobre a invencibilidade do herói. No caso do Ultraman original, o ser só pode aparecer durante três minutos – tempo em que pode exibir todos seus poderes, nos quais os recebe da energia solar. E a possibilidade de invocar a Ultraman reside na cápsula Beta, que indica com sua cor o tempo de energia que resta até que o herói fique sem poderes.
 
O problema é que Tsuburaya não estava satisfeito com o produto, apesar de ter tido uma resposta massiva do público. Considerava que o nível era muito infantil e decidiu tentar com Ultraseven, no ano seguinte, uma variação mais adulta do mesmo tema. Mas a nova série teve uma resposta inicial mediana de público e Tsuburaya preferiu voltar a produzir séries ao estilo Ultraman e nunca mais tentou a sorte em mudar a premissa de uma série Ultra. Posteriormente, Ultraseven tornaria-se a série mais famosa da franquia Ultra, um fenômeno cult a nível internacional.
 
Em termos de argumento, Ultraseven não difere tanto das outras séries Ultra. O poderoso herói é um guerreiro denominado Agente 340, vindo do planeta Ultra, da Nebulosa M-78, o mesmo de Ultraman. Ultraseven é considerado o maior guerreiro da Estrela Ultra e vem à Terra na qualidade de observador. Mas, decide ficar para defendê-la e adota uma forma humana para se resguardar. Ultraseven passará a proteger o planeta, substituindo o Ultraman original, já que a Terra não tinha mais um guardião contra as ameaças de invasões de monstros espaciais.
 
Apesar de ter a mesma origem de Ultraman – que se oculta em um corpo humano hospedeiro -, Ultraseven consegue mudar sua aparência para a de um ser humano e conviver na sociedade. A forma como Ultraseven escolheu o formato humano de Dan Moroboshi só foi mostrada no episódio 17, onde ele encontra Satsuma, que cai de um penhasco ao tentar salvar um amigo. Mas Ultraseven salva Satsuma e, por achá-lo uma pessoa honrada, assumiu uma forma humana idêntica a dele.
 
Assim, Dan Moroboshi se recruta para fazer parte da força de elite do Esquadrão Ultra, após ajudar o grupo em uma missão. Passa a trabalhar ao lado dos oficiais Furuhashi, Amagi, Soga e Anne, todos sob o comando do Capitão Kiriyama. Em sua base subterrânea, o esquadrão conta com uma equipe de 300 homens e armamentos de última geração, utilizados para combater ataques alienígenas. Há também diversos veículos especiais, com destaque para os caças Gavião Ultra 1 (divisível nos módulos Alpha, Beta e Super Gama), Gavião Ultra 2 e 3.
 
Toda vez em que se perde o controle de uma situação perigosa, Moroboshi transforma-se em Ultraseven para derrotar o inimigo, principalmente os monstros. Para tal, ele aproxima o visor energético Ultra-Olho em sua face e transforma-se secretamente para entrar em ação.
Os próprios membros do Esquadrão Ultra que batizam o herói de Ultraseven (Ultrasete), baseados no fato de que a equipe conta com seis membros e o herói seria o sétimo.
 
Igualmente aos demais habitantes do planeta Ultra, “Seven” absorve energia da estrela mais próxima (no caso, o Sol) e tem um tempo de ação reduzido devido à intensidade da estrela não ser forte o suficiente para ele. Com 40 metros de altura, Ultraseven é capaz de disparar raios de seus braços e de uma jóia em sua testa. Ele voa, cruza dimensões, reduz-se a tamanhos microscópicos e, armado com um poderoso bumerangue alojado em sua cabeça, é um dos mais poderosos de sua raça. Quando impossibilitado de se transformar, Dan recorre às Cápsulas-Monstro, que invocam poderosas criaturas auxiliares.
 
 
A diferença fundamental de Ultraseven em relação a outras séries Ultra está nos dilemas morais que Ultraseven tem de enfrentar em seus combates. Os produtores não se desencorajaram em apresentar dramas que talvez fossem um pouco profundos para o público-alvo. Em um dos episódios, Ultraseven deve combater o último sobreviente de um planeta que foi arrasado por um irresponsável teste de armas de destruição em massa feito por humanos. Ele vem a Terra para destruí-la como represália. Seven deverá proteger o sobrevivente e compreender sua fúria ou seguir adiante com sua missão de resguardar a humanidade a qualquer preço? Em outro episódio, o herói falha em defender uma raça alienígena pacífica que termina sendo destruída pelos humanos. Ele passa a ser considerado por outras raças de alienígenas como um genocida e traidor, sendo preso e torturado, no que possivelmente seja o mais famoso capítulo da série, onde ele é crucificado no alto de una montanha.
 
Ultraseven é, por certo, uma série muito mais violenta que sua antecessora Ultraman. A crista de Seven, que pode ser lançada como se fosse uma guilhotina voadora, pode cortar mortalmente seus inimigos, um dos detalhes mais lembrados da série. Considerando a ingenuidade da televisão para as crianças da época, ver o herói mutilando seus inimigos pode ter sido uma experiência chocante, visto que o sangue das vítimas jorra.
 
Apesar de todo o esforço feito por Tsuburaya, a série não contou com a audiência desejada. Em 8 de setembro de 1968 foi exibido o último capítulo, com o objetivo de fechar a história (e poder regressar a trabalhar com Ultraman). No episódio, Ultraseven enfrenta a sua pior e mais letal ameaça, a qual o deixou seriamente ferido. Enquanto Moroboshi se recupera no hospital, um membro do Esquadrão Ultra é sequestrado pelos alienígenas, que controlam sua mente e o utilizam como interlocutor da humanidade. Lançam um plano de destruição em massa que arrasaria, em questão de minutos, as principais capitais do mundo, aniquilando-as com mísseis que atravessam o interior da Terra. Sem tempo de recuperar-se, Moroboshi decide reunir forças e transformar-se em Ultraseven, mas antes, revela seu maior segredo a Anne (membro do Esquadrão Ultra flertava com Dan). Tendo recebido um alerta do planeta Nebula M-78 (onde o advertem que sua energia está muito baixa e pode morrer), se transforma em Ultraseven e acaba por derrotar os alienígenas. Como já se encontra muito debilitado para permanecer na Terra, revela sua identidade a Anne em uma cena inesquecível e dramática, despede-se e sai voando para o seu planeta natal. Em sua partida, fica uma luz similar a uma estrela, o último presente que Dan dá a Anne.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário