segunda-feira, 3 de março de 2014

DAIRANGER - 1993 (五星戦隊ダイレンジャー, Gosei Sentai Dairenjā)


Gosei Sentai Dairanger (五星戦隊ダイレンジャー, Gosei Sentai Dairenjā, traduzido como Esquadrão Cinco Estrelas Dairanger) é a 17ª série do gênero Super Sentai, produzida pela Toei Company, sucedendo Zyuranger e antecendo Kakuranger. Produzida em 1993, foi adaptada para a segunda temporada de Power Rangers nos EUA.

Foi o primeiro Sentai a ter seis membros desde o início. Também é considerado uma das melhores séries de Sentai, e o que tem a melhor história (embora seja meio complexa, envolvendo até mitos chineses).

Há 6050 anos, a China vivia tempos de paz e prosperidade, liderados pela tribo Dai. Um dia, a tribo Gorma decidiu atacá-los, e uma era de guerras e destruição se seguiu. Para acabar com a guerra, a tribo Dai conjurou cinco Feras Chi, que só poderiam ser controladas por humanos com um nível alto de Chi (a "energia vital", por assim dizer). Após cinqüenta anos de lutas, a guerra acabou, mas as duas tribos desapareceram, restando poucos sobreviventes.

Na época atual, a tribo Gorma conseguiu se reestabelecer, e decidiu atacar o Japão (sabe-se lá o porquê). Um integrante da tribo, o Mestre Kaku, porém, acreditando que um ataque não seria a melhor opção, e que os líderes da tribo tinham interesses pessoais excusos por trás disto, decidiu reunir cinco jovens com altos níveis de Chi, para que estes pudessem controlar as Feras Chi e deter a tribo Gorma novamente. Estes cinco jovens se tornaram os Dai Rangers, que logo ganharam um sexto integrante, quando o menino Kou tirou de uma pedra a Espada do Tigre Branco, que também lhe conferiu o poder de controlar uma Fera Chi.

Cada Dai Ranger possui uma Fera Chi Protetora e um bastão Dairenrod, que se transforma em uma arma personalizada (exceto Kou, que possui a Espada do Tigre Branco). Cada um também tem uma motocicleta, uma Star Sword (espada) e uma Star Cutter (adaga). Estas duas últimas, combinadas, se transformam em uma Daibuster (pistola). O grupo também tem a famosa bazuca de destruir os monstros, a Super Chi Power Bazooka. Os Dai Rangers, suas cores, Feras Chi Protetoras e armas são: Ryuu Ranger (vermelho, dragão, alabarda), Shishi Ranger (verde, leão celestial, tridente), Tenma Ranger (azul, pégaso, machado), Kirin Ranger (amarelo, kirin - uma espécie de unicórnio dourado da mitologia japonesa, lança cônica), Houou Ranger (rosa, fênix, lança tripla - como era de se esperar, a única mulher) e Kiba Ranger (branco, tigre branco, Espada do Tigre Branco).

Os vilões são a tribo Gorma, liderados por Gorma XV, descendente do primeiro Gorma. Gorma XV, entretanto, é apenas uma figura de fachada, já que os verdadeiros líderes são o Triunvirato, formado por Shadam, Zydos e Gara, que era da tribo Dai e mudou de lado. Shadam era o verdadeiro homem-forte de Gorma, responsável por enviar os monstros e transformá-los em gigantes. 

Dai Ranger teve 51 episódios e um filme para o cinema. A Saban comprou os direitos para fazer a segunda temporada de Power Rangers, mas praticamente só utilizou as cenas das Feras Chi. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário