segunda-feira, 3 de março de 2014

ZYURANGER - 1992 (恐竜戦隊ジュウレンジャー, Kyōryū Sentai Jūrenjā)



Kyouryu Sentai Zyuranger (恐竜戦隊ジュウレンジャー, Kyōryū Sentai Jūrenjā, traduzido como Esquadrão Dinossauro Zyuranger) é uma série japonesa de tokusatsu, da franquia dos Super Sentai, sendo a 16ª série do gênero, sucedendo Jetman e antecedendo Dairanger. Foi produzida pela Toei Company e Bandai, indo ao ar na TV Asahi de 21 de Fevereiro de 1992 a 12 de Fevereiro de 1993. Zyuranger serviu de base para a criação de primeira temporada de Power Rangers. A partir de Zyuranger, toda série de Super Sentai produzida no Japão ganhou uma versão Power Rangers, produzida nos Estados Unidos.

O Esquadrão Dinossauro de Patrulheiros Bestiais foi o primeiro Sentai a ter um sexto membro regular. Também foi a série escolhida pela Saban para fazer seus Power Rangers. Basicamente, qualquer cena em que aparecessem os veículos, robôs, rangers "morfados" ou os vilões, era do original japonês; o restante era filmado nos EUA. A Saban chegou a reproduzir os uniformes dos Rangers e as roupas dos monstros da semana e de alguns vilões para que eles pudessem contracenar com atores americanos, dando mais veracidade às cenas. Um detalhe, porém, é que os Power Rangers tinham duas mulheres, enquanto os Zyu Rangers só tinham uma - o que fazia com que a a personagem  Trini ficasse com corpo de homem quando morfada. O Zyu Ranger original teve 50 episódios.

Há 170 milhões de anos, os humanos e dinossauros coexistiam em harmonia na Terra. Os humanos veneravam cinco deuses dinossauros, conhecidos como Protetores Bestiais, que em troca os protegiam. A feiticeira Bandora, porém, teve seu filho Kai morto por um dinossauro. Para se vingar, ela vendeu sua alma ao Grande Satã, que em troca causou um cataclisma que extingüiu os dinossauros. Os Protetores Bestiais não tiveram poder suficiente para deter o cataclisma, mas aprisionaram Bandora, e a enviaram para o Planeta Nemesis. Com suas últimas forças, eles colocaram os príncipes das principais tribos em animação suspensa, e garantiram vida eterna ao feiticeiro Barza, que teria como tirá-los deste estado e trazer de volta o poder dos Protetores Bestiais caso Bandora retornasse.

Na época atual, astronautas exploram o Planeta Nemesis, quando acidentalmente libertam Bandora. Buscando vingança, a feiticeira ruma com seus asseclas para a Terra. Sentindo sua aproximação, Barza desperta os príncipes, que recebem o poder dos Protetores Bestiais, e passam a ser os Zyu Rangers: Tyranno Ranger (vermelho), Mammoth Ranger (preto), Tricera Ranger (azul), Tiger Ranger (amarelo) e Ptera Ranger (rosa, a única mulher). Em sua forma humana, cada príncipe já tem o dobro da velocidade e da força de um humano normal; transformados em Zyu Rangers, passam a ser oito vezes mais fortes e resistentes. Esta força e resistência pode aumentar ainda mais com a energia mística Gaiatron, utilizada em casos de emergência. Cada Zyu Ranger possui ainda uma arma personalizada (espada, machado, lança, par de adagas, arco-e-flechas); um Ranger Stick, arma que pode se transformar em espada ou pistola; e um Thunder Slinger, pistola de três tiros. O grupo ainda tem a bazuca Howling Cannon, formada pelas cinco armas personalizadas combinadas.

Na metade da série um sexto príncipe, que na verdade era o irmão mais velho de Tyranno Ranger, é tirado da animação suspensa por um garoto. Com o poder de seu Protetor Bestial, ele se torna Dragon Ranger (de uniforme verde, com uma armadura dourada nos ombros e peitoral). Imaginando ter sido abandonado por seus amigos, ele une forças com Bandora. Ao reencontrar seu irmão e descobrir que seu tempo de vida é limitado, porém, ele se une aos Zyu Rangers. Eventualmente, este tempo se expira e Dragon Ranger morre. Antes de morrer, ele deixa sua armadura e sua arma personalizada (uma adaga-flauta) para seu irmão.

Os "veículos" de Zyu Ranger não são veículos, mas avatares dos Protetores Bestiais (que, por alguma razão, parecem feitos de metal). Os cinco (um tiranossauro, um mamute, um triceratopes, um tigre de dentes de sabre e um pterodáctilo) podem se combinar para formar o Daizyujin ("grande homem bestial"), que tem dois modos, tanque e robô gigante. O avatar do Protetor Bestial de Dragon Ranger é o Dragon Ceasar, controlado através de sua adaga-flauta. Depois que Dragon se une aos demais Zyu Rangers, o Dragon Ceasar passa a ter a habilidade de se combinar com o mamute, o triceratopes e o tigre para formar o Gouryuujin ("homem dragão forte"). Dragon Ceasar também pode se combinar ao Daizyujin para formar o Zyutei Daizyujin ("grande homem bestial imperador das bestas"). Mais para o final da série, ainda surge um novo avatar, King Brachion (braquiossauro), que pode se combinar com o Zyutei Daizyujin para formar o Kyuukyoku Daizyujin ("Daizyujin definitivo").

A feiticeira Bandora construiu um castelo na Lua, de onde planeja destruir a Terra para se vingar. Para isso, ela usa monstros esculpidos em barro por seu assecla Puripurikan, que podem ser transformados em gigantes por um raio de seu cajado. Seus mais poderosos asseclas eram Grifforzer, uma espécie de esfinge, e Lami, uma mulher capaz de se transformar em um monstro gigante que lembra um escorpião. Estranhamente, os dois eram casados. No final da série, Bandora fez um ritual para trazer de volta o Grande Satã, que ressuscitou seu filho, e lhe deu um Protetor Bestial, Dora Talos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário