sábado, 1 de março de 2014

KAMEN RIDER BLACK RX - 1988 (仮面ライダーBLACK RX, Kamen Raidā Burakku Aaru Ekkusu)



Kamen Rider Black RX (仮面ライダーBLACK RX, Kamen Raidā Burakku Aaru Ekkusu) é uma série tokusatsu de televisão pertencente à franquia Kamen Rider, sendo a continuação direta de Kamen Rider Black.

Após derrotar Gorgom de uma vez por todas, Issamu decide levar uma vida normal se tornando piloto de helicóptero. Mas o Império Crisis resolve invadir a Terra, e Issamu se transforma mais uma vez em Kamen Rider Black para salvar um grupo de garotos que havia sido atacado. O Império Crisis captura Issamu, e o solta no espaço para morrer. Ao ser tocada pela radiação solar, porém, a Kingstone no corpo de Issamu sofre uma mutação, protegendo-o do vácuo, da reentrada na atmosfera e de uma queda de milhões de quilômetros. Ao perceber que tem novos poderes, Issamu decide mudar seu nome para Kamen Rider Black RX, e usá-los para expulsar o Império Crisis de nosso planeta.

Os poderes de Black RX vêm da pedra Sunriser, que, na verdade, é a Kingstone modificada pela radiação solar. Por ter seus poderes diretamente ligados à luz do Sol, Black RX fica enfraquecido quando luta em áreas escuras, o que poderia ser mais explorado pelos vilões se eles fossem um pouco mais espertos. Além dos ataques especiais, Black RX conta com uma espada, a Revolcane. Sua motocicleta é a Acrobatter, que, na verdade, é a Battle Hopper, moto de Kamen Rider Black, que por qualquer razão evoluiu para uma nova forma junto com seu dono. No meio da série, Black RX também ganha um carro, Rideron, se tornando o primeiro Kamen Rider a pilotar regularmente um veículo de quatro rodas.

Black RX também foi o primeiro Kamen Rider a possuir formas alternativas, podendo se transformar em Bio Rider e em Robo Rider. A armadura de Bio Rider é menos resistente que a de Black RX, mas nessa forma ele é muito mais veloz, possui a habilidade de se transformar em uma espécie de gel, e ganha uma nova arma, a espada indestrutível Bio Blade. Já Robo Rider é bem mais lento que Black RX, mas sua armadura é praticamente impenetrável, possui superforça e a habilidade de absorver energia de ataques inimigos para aumentar a potência de seus golpes. A arma de Robo Rider é a pistola laser Vortech Shooter.

Os principais aliados de Black RX são a fotógrafa Reiko Shiratori, namorada de Issamu; a família Sahara, dona da empresa de helicópteros para a qual Issamu trabalha, e que o acolhe em casa como a um filho, composta pelo pai Shunkichi, a mãe Utako, o menino Shigeru e a menina Hitomi; Joe Kazumi, melhor amigo de Issamu, transformado em ciborgue pela Crisis, mas que muda de lado e passa a ajudar Black RX; e Kyoko Matoba, uma garota paranormal com o poder de controlar a água e mestra no arco e flecha, que ajuda Black RX para se vingar da Crisis, que matou seus pais. Nos sete últimos episódios da série, os dez Kamen Riders anteriores a Black RX também fazem uma participação, ajudando-o a combater a Crisis.

O Império Crisis é um império alienígena cujo planeta original está sendo engolido por um buraco negro. Em sua visão, a humanidade não gosta da Terra, senão não a trataria com tando desdém; eles se vêem no direito, portanto, de exterminar a Raça Humana e tomar a Terra para si. Sua base de operações é uma nave espacial conhecida como Fortaleza Crisis, e seu líder é o Imperador Crisis (Grand Lord Crisis no original), que quase nunca aparece. O comandante das tropas é o General Jark, auxiliado por quatro oficiais: a Oficial de Inteligência Maribarom, de aparência humana e grandes poderes mágicos; o Comandante Naval Bosgan, que secretamente deseja o cargo de general para si; o Oficial Robótico Gatezon, responsável pela tropa de ciborgues do Império; e o Capitão Gadorian, responsável pelos monstros do Império; além do Chefe de Gabinete Chackram, uma espécie de secretário de Jark, que pouco participa das batalhas. No meio da série o Imperador envia para a Terra o Inspetor Coronel Dasmader, rival de Jark e apaixonado por Maribarom, com a missão de descobrir por que a invasão do planeta está demorando tanto.

Kamen Rider Black RX teve 47 episódios, exibidos entre outubro de 1988 e setembro de 1989, na TBS em Tóquio e na MBS no restante do Japão. Foi a TBS que sugeriu uma sequência, ao invés de um Kamen Rider totalmente novo, o que era arriscado e podia não dar boa audiência. Mas, apesar de ser considerado uma sequência, a única semelhança entre Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX é que Issamu Minami é o Kamen Rider em ambas, com todos os outros personagens sendo diferentes. Até mesmo o clima mais adulto, extremamente elogiado em Kamen Rider Black, foi deixado de lado em Kamen Rider Black RX, que possui um clima jovial mais semelhante aos sentai e Metal Heroes da época - a introdução do Bio Rider e do Robo Rider, aliás, foi uma tentativa da Toei de deixar o Kamen Rider mais parecido com os sentai e os Metal Heroes, seus carros-chefe na época. Kamen Rider Black RX começou com boa audiência, mas ela foi baixando conforme a série se aproximava de seu final; há quem diga que a aparição dos Kamen Riders antigos nos últimos episódios foi uma tentativa de aumentar a audiência. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário