sábado, 1 de março de 2014

JETMAN - 1991 (鳥人戦隊ジェットマン, Chōjin Sentai Jettoman)



Choujin Sentai Jetman (鳥人戦隊ジェットマン, Chōjin Sentai Jettoman, traduzido como Esquadrão Homens-Pássaros Jetman) foi a 15ª série Super Sentai, produzida pela Toei Company exibida originalmente pela TV Asahi entre 15 de Fevereiro de 1991 a 14 de Fevereiro de 1992 . Ao todo tem 51 episódios. 

Assumidamente inspirado em G-Force, o anime que praticamente criou os Sentai, o Esquadrão de Super-Homens Jetman  é considerado por todos os que o assistiram como o melhor de todos os Sentai. Com um clima mais "adulto" que os demais (mas não tão sério como JAKQ queria ser) e um final surpreendente (que mostrou o que aconteceu com os Jetmen em um período de três anos após a derrota dos vilões, algo que nenhum outro Senati fez até hoje), Jetman parece mais um seriado de ação do que um Tokusatsu. 

O Império Dimensional Vyram, após conquistar toda a Dimensão Posterior, decide conquistar também a Dimensão Anterior - a nossa. Eles começam seu ataque destruindo a estação espacial Earth Ship, do grupo militar Skyforce, que protegia a Terra. No ataque, somente dois membros da Skyforce sobrevivem, a Comandante Odagiri e o soldado Tendou Ryuu. Aoi Rie, namorada de Ryuu, desaparece no ataque.

No dia do ataque, a Skyforce se preparava para levar à frente o Projeto J, que transformaria cinco homens em supersoldados defensores da Terra através do bombardeio de ondas passarônicas (tradução aproximada). Infelizmente, somente Ryuu chegou a ser bombardeado pelas ondas antes do ataque. Durante o ataque, porém, a arma que disparava as ondas passarônicas atingiu quatro jovens da Terra. Reunidos por Ryuu, eles formariam a equipe Jetmen, responsável por proteger a Terra contra Vyram. Após receber uniformes especiais e armas de última geração, eles passaram a ser conhecidos como Red Hawk, Black Condor, Yellow Owl, Blue Swallow e White Swan (estas duas últimas, mulheres).

Ninguém perguntou a eles, porém, se eles queriam ser Jetmen. O que nunca foi problema em nenhum Sentai acabou sendo um diferencial aqui, causando vários conflitos entre os membros do grupo. Black, por exemplo, sempre foi solitário, e odeia receber ordens. Yellow come o tempo todo. Blue é riquinha e fútil. Red e Black disputam o amor de White. Enfim, além de proteger a Terra e aprender a usar seus novos poderes, os cinco ainda terão de aprender a conviver juntos.

Jetman foi o primeiro Sentai a ter uma Comandante mulher, Odagiri Aya, Comandante da Skyforce, e criadora dos equipamentos dos Jetmen. Além da armadura (que tinha dois modos, normal e alado), cada Jetman estava equipado com uma pistola Bird Blaster e uma espada Bringer Sword, que, combinadas, formavam uma espécie de rifle; e com um dispositivo capaz de disparar ondas de choque, as Wing Gauntlets. Como veículos, Blue e Black tinham motocicletas, Yellow e White compartilhavam um jipe, e Red tinha um bugre que se transformava na bazuca de destruir os monstros.

Seu primeiro robô, Jet Icarus, era formado pelos cinco jatos Jet Hawk, Jet Condor, Jet Owl, Jet Swallow e Jet Swan. Depois de "montado", ele também podia se transformar no jato Icarus Haken. Eventualmente, os Dimensionais (veja adiante) deram outro robô de presente para o grupo, Jet Garuda, que se transformava no jato Bird Garuda. Jet Garuda e Jet Icarus podiam se combinar para formar o super robô Great Icarus, e Bird Garuda e Icarus Haken se combinavam para formar o super jato Hyper Haken. Como se isso tudo já não fosse o bastante, mais para o final da série eles ganharam outro robô, Tetraboy, que tinha um canhão quase de seu tamanho.

Os Jetmen contavam ainda com uma equipe de apoio, os Neojetmen, ciborgues com um reator passarônico embutido, e armas projetadas especialmente para eles. Em um dos episódios, os Jetmen perderam seus poderes, e os Neojetmen se sacrificaram para devolver-lhes a habilidade de se transformar. Outro grupo de aliados eram os Dimensionais, três habitantes da Dimensão Posterior, que fugiram antes da dominação por Vyram. Um dos Dimensionais, Dan, podia se tranformar no "sexto Jetman", Bird Man (de uniforme azul), que tinha o poder de voar. Infelizmente, todos os três Dimensionais foram mortos no decorrer da série.

Quanto ao Império Dimensional Vyram, era o grupo de vilões de sempre, querendo conquistar a Terra depois de já ter conquistado muitos outros lugares. A novidade é que eles tinham três líderes, cada um querendo passar a perna nos outros para ser o único comandante: o Imperador Tranza, o Conde Radiguet e a Imperatriz Juuza. O próprio "líder da vez" tem o poder de transformar os monstros em gigantes. Outros vilões de destaque eram Grey, um andróide quase humano, deslumbrado com a Terra; e Maria, que na verdade era Aoi Rie, a ex-namorada de Ryuu, seqüestrada e transformada por Vyram.

Jetman também teve um Sentai do mal, os Shadow Jetmen, clones dos Jetmen criados por Vyram, com uniformes idênticos, só que pretos, com apenas o capacete e parte do peitoral colorido. Não duraram muitos episódios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário