quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

BIOMAN - 1984 (超電子バイオマン, Chōdenshi Baioman)

 

 
Choudenshi Bioman (超電子バイオマン, Chōdenshi Baioman, traduzido como Super Elétron Bioman) é a oitava série da franquia Super Sentai, produzida pela Toei Company entre 4 de fevereiro de 1984 a 26 de janeiro de 1985, sucedendo Dynaman e antecedendo Changeman. Bioman é famosa por ser a primeira série do gênero que não se vale do expediente de agigantar um monstro derrotado para jogá-lo de novo contra os justiceiros: aqui, todos os "monstros da semana" são robôs originalmente gigantes, vários deles pilotados pelos vilões regulares. Também foi pioneira em dar importância ao robô gigante dos heróis, tornando-o peça-chave de muitas tramas—em contraste com a pouca atenção dada a seus similares nas séries anteriores (e na maioria das posteriores). Outra inovação notável: Bioman foi a primeira série a apresentar uma dupla feminina.
 
Há 500 anos, o Biorobo e seu ajudante Peebo vieram da Estrela Bio ), que havia sido destruída. Prevendo que um dia sua ajuda fosse necessária, o Biorobo escolheu cinco humanos e lhes conferiu o poder das Biopartículas. Na época atual, o cientista Dr. Kageyama decide tentar dominar o mundo, transformando todos os seus habitantes em ciborgues . Para dar o exemplo, ele transforma a si mesmo em ciborgue, se autodenominando Doctor Man. Com a ameaça de Doctor Man pairando no ar, o Biorobo desperta, e através de Peebo contacta cinco jovens descendentes dos humanos afetados pelas Biopartículas, dando a eles armas e armaduras de última geração, e transformando-os nos Biomen!
Cada Bioman possui uma Bioarmadura e uma Bioespada, que tem três formas, espada, espada curta e pistola. As cinco Bioespadas unidas formam o ataque Super Electron. Cada Bioespada emana uma energia diferente, relacionada a seu portador. Os cinco Biomen são Red One (cuja espada emana fogo), Green Two (vento), Blue Three (eletricidade), Yellow Four (mulher, sua espada emana luz) e Pink Five (mulher, laser). No décimo episódio, Yellow Four é morta pelo Raio Bioassassino, uma arma que destrói qualquer coisa relacionada a biopartículas. Uma nova Yellow Four a substitui a partir do capítulo 11. O líder dos Biomen é o Biorobo, que pode se dividir em dois jatos, Biojet 1 (pilotado por Red e Pink) e Biojet 2 (pilotado pelos outros três). 
 
Os vilões são o Império Gear, comandado por Doctor Man, auxiliado por três generais conhecidos como Big Three, o inteligente Mason, a ágil Farrah e o superforte Monster; e pela protegida de Farrah, a veloz Farrah Cat. Todos os integrantes do Império Gear são andróides ou ciborgues, inclusive os monstros. Existem cinco monstros de tamanho humano recorrentes, chamados Cyber Bios, que enfrentam os Biomen em vários capítulos. Quando um deles é derrotado e foge, o Império Gear envia um dos monstros gigantes, chamados Mecha Gigan, para enfrentar o Biorobo. Mas o melhor vilão de Bioman é Silva (sim, Silva!) o Biocaçador, especializado em caçar e destruir qualquer coisa que venha da Estrela Bio. Silva não é ligado ao Império Gear, possui seu próprio robô gigante, Balzion, e só é derrotado no último capítulo, em uma luta entre Balzion e o Biorobo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário