sábado, 18 de janeiro de 2014

GOGGLE V - 1982 (大戦隊ゴーグルファイブ, Dai Sentai Gōguru Faibu)

 
 
Dai Sentai Goggle V (大戦隊ゴーグルファイブ, Dai Sentai Gōguru Faibu, traduzido como Esquadrão Gigante Goggle Five e lançado no Brasil como Gigantes Guerreiros Goggle Five) foi um seriado Super Sentai produzido entre 6 de fevereiro de 1982 e 29 de janeiro de 1983 pela Toei Company do Japão.
 
A história começa na Alemanha, onde o Dr. Hongo, fundador do Laboratório de Ciências do Futuro, localizado em um prédio de quarenta andares escondido debaixo de um campo de beisebol, descobre que a organização criminosa Deathdark retomou suas atividades, e decide impedi-los. Atacado pela Deathdark, ele consegue retornar ao Japão, onde utiliza o Computador do Laboratório para selecionar cinco jovens e equipá-los com as já tradicionais armas e armaduras que conferem poderes sobre-humanos. Juntos, os cinco jovens formam o Esquadrão Goggle V!

Selecionados de uma lista de mais de mil possibilidade, Goggle Red, Goggle Black, Goggle Blue, Goggle Yellow e Goggle Pink (a única mulher) possuem cada um uma arma personalizada - que, na verdade, são os aparelhos da ginástica rítmica (corda, maças, aro, bola e fita, respectivamente), além de várias técnicas especiais de ataque e um Goggle Sabre, uma arma multiuso. Os Goggle V foram o primeiro sentai a poder unir suas técnicas de ataque, criando uma nova técnica mais poderosa: para destruir os Monstros da Semana, eles uniam seus Goggle Sabres para criar o poderoso ataque Goggle Victory. Do meio da série em diante, quando os monstros se tornaram mais poderosos, eles passaram a utilizar a Goggle Golden Spear.
 
Os Goggle V contam com a ajuda do Dr. Hongo; de suas assistentes Sayuri e Midori; dos Comboys, cinco crianças - quatro meninos e uma menina - treinados para o uso mais eficiente possível do Computador; e de outras duas mil pessoas que trabalham no Laboratório. Como veículos, eles têm uma motocicleta e um jipe, além do Goggle Jet (jato, pilotado por Red), Goggle Tank (tanque, pilotado por Blue) e Goggle Dump (caminhão, pilotado por Yellow), que unidos formam o Gogglerobo.

Os vilões são a organização criminosa Deathdark, que tem como objetivo mergulhar o mundo no caos. O comandante da Deathdark é o Fuhrer Taboo, um olho gigante resultado da mais moderna engenharia genética existente. Taboo é auxiliado pelos cientistas Dra. Sazoria e Dr. Igaana, pela espiã Mazurka e pelo General Deathkiller, o comandante das tropas. No episódio 15, cansado da incompetência de seus subordinados, o Fuhrer Taboo ressucita o Marechal Deathmark, que se veste como um faraó e traz consigo duas guarda-costas, Bella e Beth, que possuem uma forma monstruosa e outra humana.
 
Os Monstros da Semana são chamados Mozoos, e são resultado da combinação de genes de animais da Terra e átomos metálicos. Os monstros gigantes, nesta série, tinham um conceito interessante: no início, após a morte do Mozoo, a Dra. Sazoria e o Dr. Igaana competiam para ver quem tinha construído o melhor robô gigante, e este robô é que lutava contra o Gogglerobo. A partir do capítulo 5, os robôs gigantes passaram a ser cópias idênticas do Mozoo, pilotados pelo próprio Mozoo, que recebia uma "energia extra" depois de morto.

Goggle V teve 50 episódios e um filme para o cinema. Os 50 episódios foram exibidos no Brasil pela Rede Bandeirantes, com o nome de Gigantes Guerreiros Goggle V, no início da década de 90.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário