sábado, 4 de janeiro de 2014

PIRATA ESPACIAL BUBA ( Dengeki Sentai Changeman ) 1985

 
Buba é um temido pirata espacial e um dos grandes inimigos dos Changeman. Ele costumava conquistar planetas junto com sua parceira Jill. De origem desconhecida, faz parte do Império Gôzma. Não se sabe ao certo o motivo de ter se juntado ao Gôzma.
 
Buba aparece desde o primeiro episódio da série, atuando primeiro como uma espécie de "comandante de campo" de Gôzma durante as batalhas com os Changeman. No episódio 48 ("A Paixão de Buba"), Giluke (já transformado em Super Giluke) tenta transformá-lo em monstro. Nesse mesmo episódio aparece sua companheira Jill, também pirata espacial. Sua aparição final foi no episódio 52 (convenientemente intitulado "A Morte de Buba"), onde ele "mata" Shima com sua técnica da Espada Vital para livrá-la da influência perversa de Gôzma (Shima revive logo depois e volta a ter voz feminina) e trava um duelo dramático com Change Dragon, no qual acaba gravemente ferido pelo mesmo e morre logo depois. A cena de sua morte é considerada por muitos uma pérola clássica dos seriados Super-Sentai.

 O esteriótipo de "guerreiro vilânico" de Buba (que foi considerado inovador para a época do seriado, 1985) inspirou outros vilões dessa mesma "linha", tais como Kaura em Flashman e Comandante Barabass em Maskman - incluindo suas mortes em confrontos dramáticos com os líderes de cada Sentai ao final de cada respectiva série, de maneira similar a Buba.
 
 

Um comentário:

  1. considerando os eventos do ep. 48, credito que os escritores da série estriam cogitando que Buba abandonasse Gozma e se aliasse aos Changeman, o que teria sido muito melhor. Aliás, além dele, cito os 6 monstros que por razões óbvias, deviam ter sido poupados: Wuba, Pikarla, Tarô/Demos, Pain, Hawker e Dólar.

    ResponderExcluir