domingo, 19 de janeiro de 2014

ULTRAMAN TIGA - 1996 (ウルトラマンティガ Urutoraman Tiga)

 
Ultraman Tiga (ウルトラマンティガ ou Urutoraman Tiga em japonês) é uma série de TV japonesa e a 12a. na Série Ultra. Produzido pela Tsuburaya Productions, Ultraman Tiga foi ao ar entre 7 de setembro de 1996 e 30 de Agosto de 1997, num total de 52 episódios e 3 filmes (sendo que um foi uma participação especial e outro, Legend of the Spark Lens, feito especialmente para o mercado consumidor chinês de Hong Kong, em homenagem à tradição sino-japonesa do Ultraman).
 
No Japão, o herói mais popular entre crianças e adultos é o gigante Ultraman, cuja série de 1966 decretou o início de um dos mais duradouros sucessos do merchandising mundial. O sucesso das três primeiras séries (Ultraman, Ultra Seven e O Regresso de Ultraman) gerou diversas outras, que nunca foram mostradas no Brasil. Mas a qualidade caiu muito depois dos primeiros clássicos e os Ultras foram virando item de nostalgia. Parcerias americanas e australianas nos anos 90 geraram produtos sofríveis e parecia que os Ultras estavam fadados a ser apenas uma lembrança do passado. Em 1995, a produção Ultraman Zearth levou uma aventura meio cômica e bem produzida aos cinemas, mostrando que o estúdio Tsuburaya estava vivo. Faltava um retorno à mídia que o consagrou: a televisão. Em 1996, as coisas finalmente mudaram com a chegada de Ultraman Tiga - o guerreiro da luz. Misturando drama, ação e humor, os produtores conseguiram resgatar a magia das séries clássicas, com alguns episódios antológicos.
 
Em um futuro próximo, monstros gigantes começam a aparecer, bem como alienígenas conquistadores, cumprindo uma profecia apocalíptica sobre um caos incontrolável que se abateria sobre a humanidade. Para combater isso, a Terra conta com a TPC (Terrestrial Peaceble Concert) e sua tropa, a GUTS (Global Unlimited Task Squad). Liderada pela Capitã Megumi Iruma, a GUTS inclui o Tenente Munakata e os oficiais Daigo, Rena, Shinjoh, Horii e Yazumi. Através de uma mensagem holográfica em uma cápsula encontrada por pesquisadores, a GUTS toma conhecimento da existência de uma pirâmide dourada construída por uma civilização milenar e parte para lá.
 
Eles encontram três estátuas de deuses protetores que poderiam reviver e salvar a Terra. Mas os monstros Golza e Melba destroem duas das estátuas. A terceira ganha vida ao ser ativada pela energia espiritual do oficial Daigo, um descendente do povo que construiu a pirâmide no passado. Os dois passam então a viver em simbiose, como um único ser. Para se transformar em Tiga, Daigo utiliza o bastão Spark Lens, tornando-se um gigante de cerca de 50 metros de altura. Tiga tem três formas com poderes distintos: Power Type (cinza e vermelha, de colossal força física), Sky Type (cinza e roxa, mais veloz) e Multi Type, que é uma combinação equilibrada das duas formas. (Uma quarta forma, a reluzente Glitter Tiga, só aparece em casos extremos e com o acúmulo de grande quantidade de energia espiritual suplementar.)
 
Então, Daigo passa a combater secretamente as mais diferentes ameaças, com destaque para os malignos Kirialiens (eps. 3 e 25), o demônio Golza (eps. 1 e 18) e o rival Evil Tiga, ou Tiga Maligno (eps. 43 e 44).
 
Diferente dos Ultras originais, que eram seres bio-mecânicos vindos do Planeta Ultra, localizado na Nebulosa M-78, fica estabelecido que Tiga é um ser de luz e que suas histórias se passam num universo alternativo. Mas no episódio 49, ele conhece o primeiro Ultraman numa aventura que homenageia o criador dos Ultras originais, Eiji Tsuburaya. Em seguida, Tiga enfrenta sua maior ameaça, o demônio Gatanzoa e seus monstros Zoiger numa sequência de três episódios que conclui a série de forma brilhante e prepara o terreno para novas produções.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário