quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SHARIVAN - 1983 (宇宙刑事シャリバン, Uchū Keiji Shariban)

 

Uchuu Keiji Sharivan (宇宙刑事シャリバン, Uchū Keiji Shariban, traduzido como Detetive Espacial Sharivan, e lançado no Brasil sob o título de Sharivan, o Guardião do Espaço) é uma série de televisão do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. É a segunda série da trilogia dos Policiais do Espaço, sucedendo Gaban. Produzida pela Toei Company, a série foi exibida originalmente entre 4 de março de 1983 e 24 de fevereiro de 1984 pela TV Asahi, totalizando 51 episódios.
 
Após derrotar Makuu de uma vez por todas, Gavan foi promovido a Capitão das Forças da Galáxia, e enviado a um outro planeta. Em seu lugar, para proteger a Terra, fica o Detetive Espacial Sharivan, anteriormente conhecido como o guarda florestal Dan Iga. Algum tempo após a partida de Gavan, chega à Terra a organização criminosa espacial conhecida como Mado (que, aqui no Brasil, foi "traduzida" para Mad). A Mado era uma antiga aliada do Império Makuu, e, após saber da morte de Don Horror, rumou para a Terra buscando vingá-lo e destruir este planeta insolente. Começa assim a primeira missão de Sharivan.

Para poder combater os monstros de Mado, Sharivan utiliza sua armadura de Metal Solar, transportada magicamente para seu corpo ao gritar o comando "Sekisha" ("descarga vermelha"). A nave de Sharivan, Grand Base, absorve energia do Sol, concentra-a em um raio e o dispara sobre Den Iga, criando a armadura. Junto com a armadura, Sharivan ganha acesso à pistola Crimebuster e a uma espada laser. Assim como Gavan, Sharivan tem um tanque, uma perfuradora e uma moto, sendo que esta o permite se teletransportar para o Mundo da Alucinação, uma dimensão paralela criada pelos poderes de Mado, onde Sharivan enfrenta os monstros de Mado. Sua nave Grand Base, além de guardar todos estes veículos e servir de base de operações para Sharivan e sua assistente Lili, também possui uma forma de batalha, que lembra vagamente um robô.


Os vilões são a Sociedade Criminosa Espacial Mado ("caminho do demônio"), composta de monstros com poderes psíquicos, que planejam trazer o caos ao Universo, começando pela Terra, para vingar a morte de seu antigo aliado Don Horror. A Mado é comandada pelo Rei Demônio Psycho, um ser de pura energia psíquica, auxiliado pelo general Gyrer e pela Doutora Polter, responsável por criar os Monstros da Semana. Também faz parte da Mado o místico Reider, que planeja dar um golpe em Psycho e assumir o poder.

Sharivan teve 51 episódios, exibidos no Brasil, no início da década de 90, pela Rede Bandeirantes. No último episódio, Gavan retornou à Terra, e os dois heróis uniram forças para destruir Psycho, que havia se transformado em Psychorror, uma mistura de Psycho e Don Horror. Depois disso, Gavan retornou ao espaço, levando Sharivan com ele, pois a Terra estava finalmente livre das ameaças espaciais.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário