sábado, 25 de janeiro de 2014

SPIELVAN - 1986 (時空戦士スピルバン, Jikū Senshi Supiruban)



Jikuu Senshi Spielban (時空戦士スピルバン, Jikū Senshi Supiruban, traduzido como Guerreiro Dimensional Spielban, e lançado no Brasil sob o título de Jaspion 2, Spielvan) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company e exibida originalmente entre 7 de abril de 1986 e 9 de março de 1987 pela TV Asahi, totalizando 44 episódios. Posteriormente, foi adaptada para o público americano, juntamente com Metalder e Shaider, pela produtora norte-americana Saban Entertainment como a série VR Troopers.

Como a mistura de Metal Hero e Kaijuu feita em Jaspion não deu certo, a Toei decidiu retornar à fórmula dos Detetives Espaciais. Como esta fórmula também já estava gasta, mexeram em alguns detalhes, e o resultado foi o Guerreiro Dimensional Spielvan. Spielvan tinha muitos dos elementos presentes nos três primeiros Detetives Espaciais, mas nenhuma ligação com eles ou com a União das Patrulhas Galáticas. Apesar de ter feito um relativo sucesso, o final da série foi considerado pobre e confuso, o que acabou levando a Toei a abandonar esta fórmula de vez, inovando em seus próximos Metal Heroes.

O terrível Império Water, que na verdade é mais como um culto maligno, vaga pelo universo consumindo a água de planetas inteiros para poder garantir a sobrevivência de seu deus. Seu último ataque foi contra o planeta Clin. Antes de Clin ser completamente devastado, seu povo conseguiu salvar duas crianças, Spielvan e Diana, que foram colocadas na nave Defender (que no original se chamava Gran Nazca) para um dia poderem combater o Império Water. Spielvan e Diana cresceram à bordo do Defender, aprendendo a usar todas as suas armas. Ao descobrir que o Império Water rumava para a Terra, onde planejava consumir toda a água e destruir o planeta, Spielvan e Diana rumaram para cá, a fim de acabar com os vilões de uma vez por todas. Além de salvar o universo, Spielvan também tem um motivo pessoal para combater o Império Water: seu pai, Dr. Paul, e sua irmã Helen foram seqüestrados pelo Império no ataque a Clin, e ele pretende salvá-los.

Tanto Spielvan quanto Diana possuem armaduras feitas de Clin Metal, o que fez com que Diana fosse a primeira "Metal Heroine" da história do Tokusatsu. Através do comando "Kesshou" ("cristalizar"), a Defender lança micropartículas de Clin Metal sobre os jovens, que formam suas armaduras. Ao vestir a armadura, Spielvan ganha acesso a uma pistola e à famosa espada laser, que desta vez tem duas lâminas. Diana também possui uma pistola, e pode recarregar as energias da armadura de Spielvan ao custo de sua própria, bastando que eles dêem as mãos. Spielvan conta ainda com a habilidade Hyperslip, com a qual pode teletransportar a si e a uma quantidade indeterminada de inimigos para outra dimensão, para não colocar os transeuntes em perigo durante as batalhas.

A nave Defender, além de servir como base para Spielvan e Diana, ainda guarda os veículos da dupla, uma moto e um tanque capaz de se separar em jato e perfuradora. A Defender também pode assumir duas outras formas além da de nave, uma forma de robô gigante e uma de bazuca, disparada por um holograma gigante de Spielvan. No meio da série, Spielvan consegue libertar sua irmã Helen, que passa a também poder se vestir com uma armadura de Clin Metal (idêntica à de Diana), armada com uma foice.

O Império Water supostamente é um culto ao deus Water. Sua comandante é a Rainha Pandora, que, na verdade, é o próprio deus Water em forma humana. Water precisa de imensas quantidades de água para sobreviver, o que faz com que seus comandados destruam planetas inteiros. Pandora é auxiliada pelo Dr. Bio, que na verdade é o Dr. Paul, pai de Spielvan, após uma lavagem cerebral; pelo General Deslock, que também possui um tanque capaz de se dividir em jato e perfuradora; pelo Imperador Guillotine, que veio do século 23; e pela terrível guerreira Herbaira, que é ninguém menos que Helen após uma lavagem cerebral. Como já foi dito, Spielvan consegue salvar Helen, mas seu pai morre após uma batalha contra Pandora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário