domingo, 19 de janeiro de 2014

GABAN - 1982 ( 宇宙刑事ギャバン, Uchū Keiji Gyaban)

 
 
 
 
Uchuu Keiji Gavan (宇宙刑事ギャバン, Uchū Keiji Gyaban, traduzido como Detetive Espacial Gavan, e lançada no Brasil sob o título de Space Cop Gaban) é a primeira série de televisão do gênero tokusatsu pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 5 de março de 1982 e 25 de fevereiro de 1983 pela TV Asahi. A série é a primeira da trilogia dos Policiais do Espaço, continuada pelas duas séries seguintes, Sharivan e Shaider.
 
A Organização Criminosa Makuu percorre o espaço conquistando planetas, matando seus habitantes e escravizando seus povos. A União da Polícia Galáctica envia o oficial Takeshi Ichijoji (Retsu Ichijoji no original) para a Terra para que detenha a invasão de Makuu. O pai de Retsu também foi Policial do Espaço e foi capturado pela Makuu anos atrás. Ao chegar à Terra, Retsu usa a Combat Suit prateada e todas as suas armas de alta tecnologia contra a Makuu, dizimando seus monstros um a um, ao mesmo tempo em que procura pelo pai desaparecido.
 
O Detetive Espacial Gaban foi o primeiro dos Metal Heroes. Inicialmente, todos eles seriam Detetives Espaciais (ou seja, a história de um seriado seria ligada à do seguinte e à do anterior), recrutados pela União das Patrulhas Galáticas e treinados no planeta Bado para proteger todo o Universo. Gavan é o Detetive Espacial designado para proteger a Terra de ameaças espaciais, devendo entrar em ação toda vez que a integridade do planeta é ameaçada.
 

Os vilões, como já foi dito, pertencem ao Império Makuu ("devorador do espaço"), liderado por Don Horror, que quer dominar todo o Universo. Don Horror é auxiliado pela bruxa Kiba, por seu filho San Doruba e por Hunter Killer, um antigo Detetive Espacial que mudou de lado. Para espalhar o terror no planeta, Makuu se utiliza de monstros espaciais e naves de ataque, além de um exército quase infinito de soldados geneticamente modificados.

Ao todo, Gaban teve 44 episódios. Foi exibido nos EUA (sob o nome de Gabin) e na França (onde se chamava X-OR), além de em vários países do sudeste asiático (onde também é conhecido como Gyaban). Aqui no Brasil, foi exibido pela Rede Globo com o nome de Space Cop Gaban, no início da década de 1990.

No episódio 42, o guarda florestal Den Iga combate um dos monstros de Makuu. Sua técnica impressiona Gaban, mas infelizmente Iga não é páreo para o monstro. Muito ferido, ele é enviado por Gaban para Bado, onde irá se curar e treinar para ser um Detetive Espacial. No episódio 44, após a derrota de Makuu, Iga retorna à Terra, para substituir Gaban como Detetive Espacial designado para nosso planeta, usando o nome de Sharivan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário