domingo, 26 de janeiro de 2014

KAMEN RIDER STRONGER - 1975 (仮面ライダーストロンガー, Kamen Raidā Sutorongā)


Kamen Rider Stronger (仮面ライダーストロンガー, Kamen Raidā Sutorongā?) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu criada por Shotaro Ishinomori, sendo a quinta produção da franquia Kamen Rider. Foi transmitida na emissora TBS de 5 de abril de 1975 até 27 de dezembro de 1975, durando 39 episódios e tendo sido exibida durante todos os sábados às 19:00. Kamen Rider Stronger foi uma co-produção entre a Ishimori Productions e a Toei Company.

Para garantir a exibição de uma nova série do Kamen Rider, Ishinomori teve de costurar um acordo: procurou a TBS, emissora que, em 1967, havia exibido Captain Ultra, e a convenceu a dividir os custos de produção com a MBS. Segundo o acordo, a TBS exibiria a nova série em Tóquio, enquanto a MBS a exibiria no restante do Japão.

Essa nova série se chamaria Kamen Rider Stronger, e traria um Cavaleiro Mascarado inspirado não no gafanhoto, como de costume, mas no besouro-rinoceronte japonês, o inseto mais famoso do Japão. Apesar do nome, Kamen Rider Stronger não é exatamente o mais forte de todos os Kamen Riders; seus poderes, ao invés de na força bruta, são baseados na eletricidade, com Stronger tendo a habilidade de canalizar descargas elétricas através de seus socos e chutes. Stronger também seria o primeiro Kamen Rider a mudar de forma durante o Charge Up - modo que o Kamen Rider original, Kamen Rider 2, Kamen Rider V3 e Kamen Rider X também possuíam, durante o qual ficam mais fortes, rápidos e ágeis, mas que, até então, era sinalizado apenas por música, ou, no caso de Kamen Rider X, de uma fumaça saindo de seu corpo. Kamen Rider Stronger, durante o Charge Up, ficava com partes do corpo prateadas, e o "S" em seu peito girava. Além disso, ele precisava se livrar da imensa quantidade de energia - canalizando-a em um golpe contra um oponente - dentro de um minuto, ou ela o faria explodir.

Com Kamen Rider Stronger, ao invés de inventar, Ishinomori tentaria uma espécie de volta às origens: a organização criminosa da vez, Black Satan, é formada por antigos membros da Shocker, e tenta restaurar sua antiga glória da mesma forma, sequestrando humanos e transformando-os em ciborgues. Durante um ataque da Black Satan, o jovem Goro Numata acaba morto. Seu melhor amigo, Shigeru Jou, aparentemente sem saber do assassinato, se oferece para se unir à organização, se transformando voluntariamente em ciborgue. Mas Shigeru, na verdade, deseja usar os poderes de ciborgue para destruir a Black Satan e vingar o amigo, e está apenas fingindo desconhecer que os vilões o mataram. Quando a operação está concluída, mas antes da providencial lavagem cerebral, ele ataca os cientistas da Black Satan e foge.

Como de costume, a Black Satan é liderada por uma entidade figurativa, o Great Boss. O comando mesmo fica nas mãos de dois rivais, Hitotsume Titan, que pode assumir uma forma humana chamada Mr. Titan; e o General Shadow, armado com a poderosíssima espada Shadow Sword. No episódio 13, Stronger consegue destruir Titan, mas no 17 ele é ressucitado ainda mais forte, como Hyakume Titan - hitotsume significa "um olho", enquanto hyakume significa "cem olhos" - destruído novamente no episódio 23. Os soldados furrecas da organização se parecem com corujas, e se chamam, simplesmente, Black Satan Soldiers.

No episódio 26, Stronger consegue destruir Great Boss, o que leva General Shadow a fugir junto com os oito mais poderosos ciborgues da Black Satan e criar sua própria organização, o Exército Delza. Esses ciborgues eram tão poderosos que somente os esforços combinados de sete Kamen Riders - o Kamen Rider original, Kamen Rider 2, Kamen Rider V3, Riderman, Kamen Rider X, Kamen Rider Amazon e Kamen Rider Stronger - conseguiriam destruí-los, pondo um fim à ameaça de uma vez por todas. Esses Kamen Riders todos apareceriam juntos nos últimos episódios da série, que tiveram uma audiência enorme, e motivaram a Toei e a MBS a gravar um episódio especial, que iria ao ar em janeiro de 1976, com o nome de Zenin Shuugou! 7 nin no Kamen Rider!! ("Todos juntos! Sete Kamen Riders!!"), no qual todos os sete Kamen Riders se uniriam para desvendar um mistério envolvendo um fantasma de um samurai.

Todos os episódios de Kamen Rider Stronger, aliás, tiveram boa audiência, ao contrário do que ocorreu com seus dois antecessores. Ao todo, foram 39, exibidos entre abril e dezembro de 1975, mais um filme para o cinema, uma versão estendida do episódio 7. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário