quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

KAMEN RIDER - 1971 (仮面ライダー, Kamen Raidā )


Kamen Rider (仮面ライダー, Kamen Raidā) é uma série de televisão japonesa que deu origem a uma das mais populares franquias do gênero tokusatsu, além de uma adaptação em mangá. Foi criada em 1971 pelo já falecido mangaka Shotaro Ishinomori e a produção teve ao todo 98 episódios, tendo durado quase dois anos: de 3 de abril de 1971 a 10 de fevereiro de 1973.
 
As primeiras séries de Tokusatsu produzidas eram praticamente cópias de super-heróis americanos, onde um humano por acidente ganhava incríveis poderes e passava a utilizar um uniforme e máscara para combater o mal; ou um alienígena vinha parar por qualquer motivo em nosso planeta e decidia se tornar um herói. Mais tarde, surgiram os chamados Kaijuu ("monstros gigantes"), onde um monstro gigante ameaçava Tóquio (ou outra cidade qualquer), e outro monstro gigante surgia para combatê-lo, no estilo Godzilla. No meio da década de 60, os Kaijuu ganharam um novo elemento: ao invés de um monstro combater outro, era um herói quem expulsava o monstro de nosso planeta. Primeiro com Ultra-Q, onde os heróis eram detetives humanos comuns, que se valiam de inteligência e aparatos tecnológicos; depois com heróis como Ultraman e Spectreman, que tinham a capacidade de crescer até a altura do monstro para melhor meter-lhe a porrada. Com a incrível popularidade dos Kaijuu, os seriados de heróis mascarados foram relegados a segundo plano, quase desaparecendo por completo.

No finzinho da década de 60, a Toei decidiu ressucitar o gênero, e reuniu um time de roteiristas para criar novos heróis mascarados. Após serem produzidas algumas séries, um dos roteiristas, Shotaro Ishinomori, decidiu criar um herói que pudesse se "transformar", ganhando incríveis poderes, e retornando a ser apenas um humano comum quando não estivesse "transformado", algo como o Ultraman, mas de estatura humana. Ele criou um uniforme de esqueleto para este herói, que decidiu chamar de Kamen Rider Skullman. Antes de começar a produção da série, Ishinomori criou diversas variações para o uniforme, até que uma, que havia ficado parecida com um gafanhoto, agradou bastante ao seu filho de cinco anos. Ishinomori então decidiu fazer um uniforme de gafanhoto, e mudar o nome do herói para Kamen Rider Hopper King (algo como o "Cavaleiro Mascarado Rei dos Gafanhotos"). Sabiamente, a Toei decidiu encurtar o título para apenas Kamen Rider.

O primeiro episódio de Kamen Rider foi ao ar em abril de 1971, na TV Asahi. Inicialmente, não fez muito sucesso, pois a popularidade ainda estava com os Kaijuu. No episódio 13, porém, ocorreu algo no melhor estilo "há males que vêm para bem": o ator que interpretava o Kamen Rider sofreu um acidente durante as filmagens, que resultou em múltiplas fraturas. Sem poder filmar com ele por um longo tempo, a Toei optou por uma estratégia arriscada: fez com que entrasse na série um segundo Kamen Rider (conhecido extra-oficialmente como Kamen Rider 2), que protegeria o Japão enquanto o primeiro (que, na verdade, estava todo quebrado) iria combater os vilões na Suíça. Por algum motivo, depois da entrada do segundo Kamen Rider, a audiência cresceu assustadoramente, e Kamen Rider se tornou um fenômeno - tanto que, no episódio 40, o Kamen Rider original (já recuperado), retornou da Suíça e passou a lutar ao lado de seu sucessor, criando a primeira dupla de heróis mascarados da história do Tokusatsu.


A história de Kamen Rider é até meio ingênua: o biólogo e professor Takeshi Hongo é capturado por uma organização criminosa chamada Shocker, que faz em seu corpo diversas cirurgias para transformá-lo em um híbrido de homem e gafanhoto, buscando fazer dele um soldado perfeito a seu serviço. Antes que a Shocker pudesse fazer uma cirurgia em seu cérebro para transformá-lo em seu escravo, porém, Hongo é salvo pelo Dr. Midorikawa, um cientista que havia sido sequestrado pela Shocker e obrigado a trabalhar no projeto, e que acaba sendo morto por sua traição. Hongo descobre que, se correr contra o vento com sua motocicleta, chamada Cyclone, bem rápido, o vento o transformará no Kamen Rider, e decide usar seus novos poderes para combater a Shocker e impedir que ela sequestre e opere mais pessoas. Mas mais curiosa ainda é a história do Kamen Rider 2: a Shocker decidiu capturar o cameraman Hayato Ichimonji, para fazer nele a mesma operação que fez em Hongo, e criar a arma perfeita contra seu principal inimigo, o Kamen Rider original. Antes que a Shocker pudesse operar o cérebro de Hayato, porém, o Kamen Rider original surge e o salva, recrutando-o para o lado do bem. Se eu fosse a Shocker, passaria a operar o cérebro primeiro.

Como é comum em tokusatsu, Hongo e Hayato não combatem a Shocker sozinhos, tendo vários aliados humanos, como Tobei Tachibana, o chefe da equipe de corridas de Hongo, que também conta com as moças Mari, Yuri e Michi, e com o menino intrometido - também um personagem comum em tokusastu - Goro; Kazuya Taki, um agente do FBI especialista em artes marciais designado para investigar as atividades da Shocker no Japão; e Ruriko Midorikawa, filha do cientista, que a princípio culpa Hongo pela morte de seu pai, mas mais tarde se une a ele e a Hayato na luta contra os vilões.


Ao todo, Kamen Rider teve 98 episódios, sendo exibido até fevereiro de 1973, se tornando a mais longa série de Tokusatsu a ir ao ar até hoje, e criando um novo estilo, os Henshin Heroes, ou "heróis que se transformam", que substituiria o Kaijuu de vez na preferência do público a partir do meio da década de 70. Hoje, Kamen Rider é considerado um dos personagens mais icônicos do Japão, tão popular por lá quanto Mickey Mouse nos Estados Unidos - ao ponto de um planeta descoberto por um astrônomo japonês ter sido batizado com o nome de 12796-Kamenrider.
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário