sábado, 25 de janeiro de 2014

CHANGEMAN - 1985 (電撃戦隊チェンジマン, Dengeki Sentai Chenjiman)


Dengeki Sentai Changeman (電撃戦隊チェンジマン, Dengeki Sentai Chenjiman, traduzido e lançado no Brasil como Esquadrão Relâmpago Changeman) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, parte da franquia dos Super Sentais. Produzida pela Toei Company, foi originalmente exibida pela TV Asahi entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de fevereiro de 1986, sucedendo Bioman e antecedendo Flashman.

Os Changeman ganharam seus poderes quando o Império Interestelar Gozma invadiu a Terra. Nesta ocasião, o Sargento Ibuki  havia selecionado cinco jovens do Grupo de Defesa da Terra, e os estava submetendo a um rigoroso treinamento. Repentinamente, a Terra se abriu, e os cinco jovens receberam a Força Terrena, que lhes conferiu o poder das feras mitológicas. Assim, eles foram transformados em Change Dragon (vermelho), Change Griffin (preto, e se pronuncia "grifon"), Change Pegasus (azul), Change Mermaid (branco, mulher, e se pronuncia "marmeid") e Change Phoenix (rosa, mulher).

Cada Changeman tinha uma Changespada, um conjunto de espada e escudo que, unidos, se transformava em uma arma laser. Cada um também tinha uma bazuca, e as cinco unidas formavam a Power Bazooka, a arma utilizada pra explodir os monstros. Cada Changeman ainda pilotava uma motocicleta (cada uma em sua cor própria!) e o grupo ainda contava com a Base Shuttle, uma espécie de ônibus espacial que carregava os outros três veículos: Jet Changer 1 (jato), Heli Changer 2 (helicóptero) e Land Changer 3 (tanque) que, unidos, formavam o Change Robô, equipado com a famosa Espada Relâmpago.

O Império Interestelar Gozma era, na verdade, um grupo de mercenários, cada um oriundo de um planeta diferente, reunidos e comandados com mão de ferro pelo Senhor Bazoo, um ser gigante sem braços ou pernas. No último capítulo, ficamos sabendo que Bazoo na verdade era uma projeção do Planeta Gozma, um planeta vivo. O comandante das tropas de Gozma era Jiluke, da Estrela Girath, que tentou trair Bazoo e acabou sendo morto, voltando depois como Jiluke Fantasma, e, após ser afetado pela aura de Nana (veja adiante), Super Jiluke. Jiluke tinha uma rival, a Rainha Ahameth, da Estrela Amazo, que possuía um dragão de duas cabeças chamado Jangeran, e foi chamada por Bazoo devido a seguidas falhas de Jiluke. 

Changeman foi o primeiro seriado a ter um "monstro que deixava os monstros gigantes", Gyodaai ("Gyodaaai! Gai gai gai gai gai!"), que tinha um olho dentro da boca, e após disparar seu raio aumentador, ficava exaurido de suas forças e desmaiava exausto. Outra personagem de destaque era Nana, a Garota do Planeta Tecnolíquel, cobiçada pelos vilões devido à aura que emitiria a passar da infância para a adolescência, e poderia aumentar o poder de qualquer ser vivo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário