segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

JIRAYA ( 世界忍者戦ジライヤ, Sekai Ninja Sen Jiraiya )

Sekai Ninja Sen Jiraiya (em japonês: 世界忍者戦ジライヤ Sekai Ninja Sen Jiraiya, traduzido como Guerra Mundial dos Ninjas Jiraiya e lançado no Brasil sob o título Jiraiya, o Incrível Ninja) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 24 de janeiro de 1988 e 24 de janeiro de 1989 pela TV Asahi, totalizando 50 episódios. A série diferenciou-se de suas antecessoras por quebrar o padrão da franquia na qual está inserida, introduzindo um herói sem superpoderes e utilizar como temática a tradição japonesa dos ninjas, até então nunca explorada nos Metal Heroes.
A história começa há muitos séculos, quando é descoberta no Japão uma fonte de energia quase infinita, conhecida como Pako. Para impedir que tal fonte caia em mãos erradas, um bravo guerreiro, de nome Jiraiya, é escolhido para guardá-la e protegê-la. Mas surge um vilão, Dell Star, que veio do espaço para roubar Pako e dominar o universo. Após uma grande batalha, Jiraiya finalmente derrota Dell Star, e o trancafia em uma caverna. Alguns anos mais tarde, Jiraiya se casa com uma humana, fundando a família Tokagure. Para que Pako jamais caia em mãos erradas, ele o esconde, descrevendo sua localização em um pergaminho secreto, que ficará sob a guarda de sua família até que chegue o momento de revelar Pako ao mundo.

O tempo passa e, na época atual, a família Tokagure não existe mais. O pergaminho atualmente encontra-se sob a proteção da família Yamaji, composta pelo patriarca Tetsuzan, um mestre do ninjitsu, e seus três filhos, Toha, Kei e Manabu. Um dos ex-alunos de Tetsuzan, ao descobrir sobre o pergaminho, tentou roubá-lo, matando a esposa de Tetsuzan e ferindo-o no processo. Este ex-aluno só conseguiu uma pequena parte do pergaminho, mas jurou obter o resto e ficar com Pako para seus próprios fins, mudando seu nome para Dokusai (que significa "tirano" em japonês) e fundando o Império dos Ninja.
Incapaz de proteger sozinho o que restou do pergaminho, Tetsuzan chama Toha, seu filho mais velho, e lhe faz uma revelação: ele é adotado, e o último representante da família Tokagure. Seus pais morreram protegendo o pergaminho, mas antes disso confiaram o pergaminho e a guarda de seu único filho a Tetsuzan, juntamente com as armas sagradas da família: a armadura Jiraiya e a Espada Olímpica. Neste momento de dificuldades, cabe a Toha utilizar tais armas sagradas, se transformando no 35o Jiraiya, e impedindo Dokusai de cumprir seu propósito maligno.

Ao fundar o Império dos Ninja, Dokusai trouxe para o seu lado vários ninja malignos, como sua filha Benikiba, seu braço-direito Retsuga, a feiticeira Aracnin Morgana, e os terríveis homens-corvo, que na verdade são demônios imortais. A cada episódio, surgem novos ninja malignos que Jiraiya deve enfrentar. Jiraiya também conta com a ajuda de vários ninja que lutam pelo bem, como o Barão Owl, antigo aliado de Tetsuzan; Reiha Yagyu, uma prima distante de Toha; e a misteriosa Eminin Emiha, que mais tarde se revela como sendo ninguém menos que Kei. Alguns ninja começam como inimigos, mas mais tarde passam a ser aliados de Jiraiya, como Lenin Wild e o Homem-Míssil. No final da série, o próprio Dell Star consegue se livrar de sua prisão, mas é derrotado de uma vez por todas por Jiraiya e seu recém-descoberto robô gigante Deus Jirai, que nada mais é do que o local onde Pako está escondido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário