quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

SHAIDER - 1984 (宇宙刑事シャイダー , Uchū Keiji Shaidā)


Uchuu Keiji Shaider (宇宙刑事シャイダー , Uchū Keiji Shaidā, traduzido como Detetive Espacial Shaider e lançado no Brasil sob o título de Policial Espacial Shaider) é uma série de televisão do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Hero, sucedendo Sharivan e antecedendo Jaspion. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 2 de março de 1984 e 8 de março de 1985 pela TV Asahi, totalizando 49 episódios. É a terceira e última série da trilogia dos Policiais do Espaço.
 
Há 12 mil anos, o Império Fuuma ("demônio do vento") tentou dominar a Terra, sendo impedido por um valoroso guerreiro de nome Shaider. Shaider derrotou os Fuuma, e os aprisionou em uma dimensão conhecida como Mundo Estranho. No Mundo Estranho, porém, os Fuuma se fortaleceram, e, na época atual, conseguiram criar um portal para tentar novamente conquistar a Terra.

Enquanto isso, um jovem arqueólogo de nome Dai Sawamura conseguiu decifrar estranhos hieróglifos no deserto de Nazca. Impressionada, a União das Patrulhas Galáticas decide recrutá-lo e treiná-lo para ser o novo Detetive Espacial designado para defender a Terra. Na iminência de um novo ataque dos Fuuma, a União decidiu dar a Sawamura o mesmo nome do antigo guerreiro que os derrotou, transformando-o no Detetive Espacial Shaider. Shaider então recebeu armas de última geração, que o permitiriam destruir os Fuuma de uma vez por todas.


Como Sawamura não tinha prática em ser um Detetive Espacial, a União lhe designou como parceira a agente Annie. Diferentemente de Mimi e Lili (as parceiras de Gavan e Sharivan), Annie não servia apenas para ficar na base dando apoio moral a Shaider, sendo uma lutadora competente, entrando em ação contra os Fuuma sempre que necessário. 
 
O arsenal de Shaider consistia de sua armadura, formada de partículas de Granium, lançadas de sua nave Babylos cada vez que Sawamura gritava o comando "Shouketsu" (algo como "unir por pressão"). Acompanham a armadura uma pistola e a já tradicional espada laser. Sua nave Babylos possuía três formas: a de nave, que também servia como base para Shaider e Annie; a forma de batalha, que lembra vagamente um robô; e uma estranha forma de arma. Quando a Babylos se transforma em arma, um holograma gigante de Shaider aparece no espaço e a empunha, disparando um raio colossal nos oponentes. A Babylos também serve para guardar os outros veículos de Shaider, uma moto voadora, com a qual ele pode alcançar o Mundo Estranho; e um tanque, que pode se separar em jato e perfuradora.

Banidos para o Mundo Estranho, os Fuuma conquistaram tudo por lá e criaram um portal para conquistar a Terra. Seu líder era o Grande Imperador Kubilai, uma cabeça de ouro com três olhos, capaz de assumir uma forma monstruosa semelhante a uma serpente, ou uma forma de robô. Na maior parte do tempo, porém, Kubilai permanecia imóvel, e quem comandava os Fuuma era seu filho, o Oficial Divino Poe, vivo há 15.000 anos graças a um elixir que deve beber a cada 500 anos. No Mundo Estranho, Kubilai é considerado um deus, e Poe é seu sumo-sacerdote. Os Monstros da Semana são os Fushigijuu ("bestas estranhas"), os habitantes originais do Mundo Estranho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário