sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O REGRESSO DE ULTRAMAN - 1971 (帰ってきたウルトラマン, Kaettekita Urutoraman ) - ULTRAMAN JACK



 
 
O Regresso de Ultraman (帰ってきたウルトラマン, Kaettekita Urutoraman) é uma série de televisão japonesa pertencente à franquia Ultraman de séries de Tokusatsu. Produzida pela Tsuburaya Productions, foi exibida pela Tokyo Broadcasting System, estreando no dia 2 de Abril de 1971 e encerrando no dia 17 de Março de 1972, num total de 51 episódios. Criado por Hajime Tsuburaya, filho de Eiji, o seriado teve altas doses de ação, um dos mais eletrizantes seriados da Família Ultra. A série teve a participação especial do ator Akiji Kobayashi, o capitão Muramatsu da Patrulha Científica ou S.I.A. nos episódios 13 e 14. Ultraman Jack teria a presença dos seus irmãos: Ultraseven no 18 e no 38; e do primeiro Ultraman no 38 e no 51 (em sonho, alertando o seu irmão).
 
Posteriormente, o herói da série (que até então era chamado apenas de Ultraman) foi rebatizado como Ultraman Jack, para evitar confusões com o primeiro Ultraman.
 


Ultraman foi um dos grandes heróis japoneses exibidos no Brasil durante os anos 70 e começo dos 80. Quem acompanhava sabia que eram dois aventureiros distintos a se revezar no horário do programa. Primeiro, eram mostradas as aventuras do Ultraman original, que tinha como alter ego o patrulheiro Hayata. Depois, era a vez do segundo Ultraman, cuja identidade humana era o intrépido Hideki Goh. Com mais ação e forte apelo dramático, a saga do segundo Ultraman, intitulada O regresso de Ultraman, conquistou uma enorme legião de admiradores no Brasil, sendo proporcionalmente mais popular aqui do que no Japão entre os fãs de seriados de tokusatsu.


Originalmente projetada pelo diretor Eiji Tsuburaya para mostrar novas aventuras do primeiro Ultraman original, o projeto Kaettekita Ultraman (ou Regresso de Ultraman) ganhou outros rumos quando o diretor faleceu em 1970. Com o filho mais velho de Eiji, Hajime Tsuburaya, assumindo o controle dos negócios, uma nova personagem foi criada, bem como o conceito de Irmandade Ultra, que, ao se expandir com sucessivas séries, criaria uma das mais lucrativas franquias do Japão. O título O regresso de Ultraman foi mantido para assegurar uma forte campanha de marketing, mas logo de cara o espectador seria apresentado a um novo herói, depois chamado de Ultraman Jack.


 
Diferente da versão original, que tinha como hospedeiro humano o agente Hayata, e de Ultra Seven, que se disfarçava de humano como Dan Moroboshi, o segundo Ultraman apresentava outro conceito: o da simbiose total entre humano e alienígena.
 
Presenciando a morte de Hideki Goh ao salvar um garoto e seu cão de um desabamento, o herói gigante dá sua vida para restituir a do rapaz. Com isso, Goh passa literalmente a ser o Ultraman, recebendo todo o poder e consciência do herói. Isso rendeu episódios memoráveis, que mostravam os treinamentos dele para se tornar mais hábil e usar melhor seu poder.
 
 
 Em um episódio, Goh até faz um treino com o lendário Tadashi Sawamura, o esportista verdadeiro que serviu de base para o desenho clássico Sawamu, o Demolidor. Diferente da tradição Ultra em que a transformação é feita com algum objeto especial, Goh se transformava apenas com sua força de vontade.
 
Goh, ex-piloto de corridas, fora recrutado para ser um oficial do GAM - Grupo Anti-Monstros, que no original era o MAT (Monster Attack Team), uma equipe nos moldes da Patrulha Científica e Esquadrão Ultra, porém mais militarizada e com apelo mais heróico.

 
 
Formado pelo Capitão Kato (depois substituído pelo Capitão Ibuki), Kishida, Ueno, Minami e Yukiko (Yuriko Oka, no original), o GAM possuía uma base submarina e enfrentava diversas ameaças na forma de monstros e invasores do espaço. Em meio às batalhas que travava ao lado de seus companheiros, Goh ainda levava uma vida social (outro ponto que o diferenciava de seus antecessores), namorando a meiga Aki e sempre ajudando os irmãos dela, o inventor Sakata e o pequeno Jiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário