domingo, 19 de janeiro de 2014

DYNAMAN - 1983 (科学戦隊ダイナマン, Kagaku Sentai Dainaman)

 
 
Kagaku Sentai Dynaman (科学戦隊ダイナマン, Kagaku Sentai Dainaman, traduzido como Esquadrão Científico Dynaman) é a sétima série da franquia Super Sentai. Dynaman foi produzido pela Toei Company e exibido pela TV Asahi no horário das 18h30 entre 1983 a 1984, sucedendo Goggle V e antecedendo Bioman.
 
Com 51 episódios, o Esquadrão Científico Dynaman  foi o primeiro Sentai a usar as roupas brilhantes "metálicas" (os anteriores tinham uniformes foscos), e também o primeiro a ter um personagem que não era herói nem vilão e incomodava os dois lados, Darkknight . Curiosamente, a ideia original era fazer um Sentai cujo tema fosse o beisebol, por isso os uniformes são mais coladinhos e os capacetes têm uma espécie de viseira.
Tudo começa quando o Império Jashinka, uma raça subterrânea de répteis cuja hierarquia é determinada pelo número de rabos, invade a Terra. Cinco jovens estão presentes quando um dos monstros dos Jashinka está sequestrando pessoas, e ajudam a salvá-las, enfrentando o mostro. Impressionado com sua coragem e habilidade, o cientista Dr. Yumeno os recruta para receber armas e armaduras apropriadas para combater esta ameaça, tornando-se os Dynamen!


Dyna Red, Dyna Black, Dyna Blue, Dyna Yellow e Dyna Pink (a única mulher, como de praxe) receberam cada um uma Dyna Roupa, uma Dyna Arma (espadas duplas, bumerangues, frisbees, maças e florete, respectivamente) e um Dynarod, um bastão de múltiplos usos. Cada Dynarod dispara um tipo de raio personalizado (fogo, energia cósmica, água, eletricidade e música, respectivamente), e todos unidos disparam o Super Dynamite, utilizado para destruir os monstros. Os Dynamen ainda têm seu Dynarobo, formado pelos veículos Dyna Mach (nave pilotada por Red), Dyna Mobile (uma espécie de tanque que voa, pilotado por Black e Blue) e Dyna Garry (caminhão pilotado por Yellow e Pink).

O Império Jashinka é comandado pelo Imperador Aton, que tem nove rabos, e cujo maior sonho é conseguir o décimo. Abaixo dele vêm os Generais Kar e Zenobia (sete rabos cada), a Princesa Chimera (quatro rabos) e o Príncipe Megiddo (que tinha cinco rabos, mas Dyna Red cortou um). Os Monstros da Semana são os Evilutions, criados a partir de um "caldo primordial" evoluído à força em uma máquina. Do meio da série em diante, os Jashinka passam a utilizar monstros ciborgues, os Mechavolutions. Tanto os Evilutions quanto os Mechavolutions ficam gigantes imediatamente após serem destruídos, em um processo conhecido como Big Bang.

 

 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário