quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

BLACK KAMEN RIDER - 1987 (仮面ライダーBLACK, Kamen Raidā Burakku)





Kamen Rider Black (仮面ライダーBLACK, Kamen Raidā Burakku, traduzido no Brasil como Black Kamen Rider e Blackman) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu pertencente à franquia dos Kamen Riders. Produzida pela Toei Company em associação com a Ishinomori Productions, foi exibida originalmente entre 4 de outubro de 1987 até 9 de outubro de 1988 

Kamen Rider Black foi o primeiro a ser exibido no Brasil, na década de 1990 pela Rede Manchete. Ele fez um gigantesco sucesso não só por aqui, mas também no Japão e em diversos outros países nos quais foi exibido, como França e Indonésia. Esse sucesso é normalmente atribuído ao clima da série, mais adulto que o dos demais Kamen Riders, colocando o herói no centro de conflitos como ter de combater seu próprio irmão.

Esse clima mais adulto encontra explicação nas origens da série: após publicar seu Kamen Rider ZX originalmente em um mangá, que fez um relativo sucesso, Ishinomori achou que esse também era um caminho viável para continuar lançando novos Kamen Riders, mesmo que as redes de televisão não se interessassem por eles. Ele, então, começou a trabalhar em uma série mais adulta, para ser publicada em uma revista direcionada ao público juvenil, e não ao infanto-juvenil como de costume. Paralelamente a isso, através da Toei, Ishinomori conseguiu um contrato com a Bandai, para lançar uma linha de brinquedos inspirados nesse novo personagem.

Por ter um clima diferente, Kamen Rider Black é totalmente dissociado dos Kamen Riders anteriores, embora use os mesmos elementos característicos da série. Na história de Kamen Rider Black, uma seita maligna conhecida como Gorgom contacta dois cientistas, Dr. Minami e Dr. Akizuki, oferecendo ajuda financeira em troca de seus filhos, que nasceram simultaneamente durante um eclipse solar. O Dr. Akizuki aceita, mas o Dr. Minami não, e acaba sendo morto. 

O Dr. Akizuki, então, cria o jovem Issamu (Kotaro no original japonês), filho do Dr. Minami, como se fosse seu próprio filho, junto com Nobuhiko, seu filho de verdade. Quando Issamu e Nobuhiko completam 19 anos, a Gorgom os leva para os transformar nos ciborgues Black Sun e Shadow Moon, respectivamente, incrustando em seus corpos as pedras sagradas conhecidas como Kingstones. O destino de Black Sun e Shadow Moon seria lutar até a morte, com o vencedor sendo proclamado o novo Imperador Secular, que lideraria Gorgom em sua conquista do universo. Após o sequestro, o Dr. Akizuki se arrepende, e tenta salvar os jovens, só conseguindo salvar Issamu. Parte da operação já havia sido feita, porém, e quando a Gorgom mata o Dr. Akizuki em represália, Issamu descobre que ele pode se transformar em ciborgue quando bem entender. Issamu decide então adotar o nome de Kamen Rider Black, para vingar a morte de seu pai, impedir Gorgom de conquistar o universo e tentar salvar seu irmão, já transformado em Shadow Moon.

Os principais personagens coadjuvantes de Kamen Rider Black são ligados não a Issamu, mas a Nobuhiko: Kyoko, sua irmã, perseguida pela Gorgom, que quer usar sua força vital para despertar o poder máximo de Shadow Moon; e Katsumi Satie Kida, namorada de Nobuhiko. Ambas ficam surpresas ao descobrir que Issamu é Black e horrorizadas ao descobrir que Nobuhiko é Shadow Moon, e acabam tendo de ser protegidas por Black das frequentes investidas da Gorgom. Outros coadjuvantes são Yochi Daimon, um cientista da Gorgom que muda de lado e passa a ajudar Black; e Massaru Todo, amigo de Issamu e dono de um restaurante no qual Kyoko trabalha.

A Gorgom é uma espécie de culto, liderada, como de costume, por uma figura misteriosa, o Grande Rei (Creation King no original) uma criatura de grande poder que está no final de sua existência, e deve ser substituído por Black Sun ou Shadow Moon para que a Gorgom continue ativa. Abaixo dele na hierarquia da organização vêm os três Sacerdotes, Danker, Baraom e Pérola (Darom, Barom e Bishiom no original). Danker é o mais antigo, e pode comandar pessoas com sua mente, apontando para elas; Baraom é um ciborgue, com mãos biônicas capazes de disparar lasers; e Pérola, a mulher do grupo, pode lançar raios pelos olhos. 

Kamen Rider Black teve um total de 51 episódios, exibidos entre outubro de 1987 e outubro de 1988, e dois filmes para o cinema, ambos de 1988. 

Além da série e dos filmes, Kamen Rider Black também foi estrela do mangá, o projeto original que lhe deu origem, publicado na Shonen Sunday junto com a série, e foi o primeiro Kamen Rider a estrelar um game, Kamen Rider Black: Taiketsu Shadow Moon, lançado para o Famicom, o NES japonês, em 1988. Seu sucesso também faria com que ele fosse o primeiro Kamen Rider a ganhar uma continuação, e com que Issamu Minami se tornasse o primeiro homem a interpretar o personagem duas vezes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário